“Amigo Universitário” seleciona estudantes para acolherem intercambistas

Alunos e alunas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) podem atuar como “anfitriões” de estudantes estrangeiros recebidos pela Universidade. A Coordenação de Relações Internacionais (CRInter/UFPel) lançou edital para seleção de candidatos à vaga no Projeto Amigo Universitário.

O projeto busca promover o contato entre alunos estrangeiros em mobilidade e alunos voluntários da UFPel. A intenção é proporcionar aos participantes a experiência de intercâmbio cultural e facilitar a adaptação do visitante ao ambiente universitário da UFPel, à cultura brasileira e à cidade de Pelotas/RS.

Para ser um Amigo Universitário, o estudante da UFPel deve se comprometer a, dentre outros aspectos, manter contato com o aluno estrangeiro antes de sua vinda, a fim de dar-lhe informações e auxiliá-lo nos preparativos para a viagem, recepcionar o intercambista no momento da sua chegada à Pelotas e auxiliar o visitante a acomodar-se e a realizar as primeiras compras. Também vai orientar o aluno estrangeiro, informando-lhe as localizações dos diversos campi da UFPel, das bibliotecas, do Restaurante Universitário e dos pontos turísticos de Pelotas, e informar os serviços disponíveis de comunicação (telefonia móvel local), de transporte, de saúde e os serviços úteis em geral ao intercambista.

O Amigo Universitário também vai fornecer ao estrangeiro informações sobre documentos necessários à estada no país, acompanhá-lo à Polícia Federal para fazer a Carteira de Registro Nacional Migratório, aos Correios e à Receita Federal para fazer o CPF, ao banco, quando necessária a abertura de conta; e conduzi-lo à CRInter para apresentação e registro. Além disso, orientará a respeito dos procedimentos acadêmicos iniciais, auxiliando-o no período de mobilidade. Todas as atribuições da missão constam no edital.

Inscrições
Para candidatar-se ao projeto Amigo Universitário, o aluno voluntário da UFPel deve preencher o formulário de inscrição até as 23h59min de 09 de setembro de 2022.

Serão selecionados cinco estudantes que tenham perfil compatível com as necessidades dos estudantes estrangeiros (idioma, curso, interesses pessoais informados no formulário de inscrição). Além das cinco vagas ofertadas, a seleção contará com uma lista de candidatos suplentes que poderão ser chamados para participar do Projeto conforme a demanda existente dos estudantes estrangeiros.