PDUs: ações propositivas são o foco da nova etapa do planejamento da UFPel

Após a entrada em vigor do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o início da elaboração dos Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDUs), em janeiro de 2022, as unidades acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) iniciam uma nova etapa dentro do cronograma de planejamento. No novo ciclo, as Unidades têm a oportunidade de pensar ações propositivas para o seu futuro, pontuando o que de fato querem nos seus PDUs.

Dentro do cronograma, no primeiro semestre as unidades administrativas elaboraram os PDU’s táticos, que foram apresentados à comunidade acadêmica no dia 22 de agosto. As unidades acadêmicas poderão utilizar as táticas definidas pelas Pró-Reitorias e Gabinetes para embasar seus objetivos operacionais. Além disso, neste período as Unidades Acadêmicas tiveram a possibilidade de realizar a primeira etapa de seus PDUs, com a fase analítica.

De acordo com o coordenador para o Desenvolvimento Institucional Participativo, Claiton Lencina, a etapa propositiva é a mais importante dentro do cronograma, apresentando os objetivos, os desafios e as necessidades de cada unidade. “Enquanto a etapa estratégica é o PDI, que traça uma visão ampla de futuro e possui menos detalhamento nas propostas. A fase tática, gera os caminhos para materializar a execução do PDI que é realizada dentro das Unidades Acadêmicas”, explicou.

Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Ferreira Jr., nas unidades acadêmicas que acontece de fato o dia a dia da Universidade. “Lá estão os nossos estudantes, lá são realizadas as nossas pesquisas e as nossas atividades de extensão. Ou seja, a atividade fim da UFPel acontece lá. O planejamento das Unidades Acadêmicas para os próximos dois anos nos possibilitará avançar como Universidade”, destacou.

A etapa propositiva tem prazo de execução até 9 de janeiro de 2023, e, neste período, a Coordenação para o Desenvolvimento Institucional Participativo (CDIP) estará voltada a auxiliar as unidades acadêmicas, com reuniões e atendimentos.

PDUs Táticos

Em evento no dia 22 de agosto, no Centro de Artes, as unidades administrativas realizaram as apresentações dos seus PDUs Táticos. O evento ocorreu no decorrer do dia. Na parte da manhã, foram apresentados os PDUs do Gabinete da Reitoria e das Pró-Reitorias de Planejamento e Desenvolvimento, de Extensão e Cultura de Assuntos Estudantis e de Pesquisa e Pós-Graduação. Na parte da tarde, foi a vez do Gabinete da Vice-Reitoria e das Pró-Reitorias Administrativa, de Ensino e de Gestão de Pessoas.

De acordo com a vice-reitora Ursula Silva, que participou da mesa de abertura do evento, o PDU é um instrumento determinante para a qualificação das Unidades. “Precisamos constantemente planejar e avaliar, sobretudo em um momento de crise. O PDU irá desenhar o nosso futuro”, disse.

De acordo com Claiton Lencina, o evento teve uma ampla participação da comunidade acadêmica demonstrando o empenho das Unidades. “Agradecemos a todas as pessoas que estiveram presentes e aos projetos e setores que apoiaram na organização”, finalizou.

Definindo o futuro das Unidades

O PDU é o principal instrumento de descentralização do planejamento universitário. A existência de PDUs permite que as decisões que interferem no futuro da Universidade sejam tomadas com ampla participação de seus professores, estudantes, técnico-administrativos e terceirizados. Isso significa que as pessoas podem e devem expressar no PDU o que desejam para o futuro próximo, estabelecendo metas de curto prazo, e indicando o que cada uma precisa fazer para que essas metas sejam alcançadas.

Por meio do PDU, os problemas são identificados por quem mais é afetado por eles, estabelecendo prioridades, definindo indicadores e meios de avaliação.

Para auxiliar as unidades acadêmicas e administrativas na elaboração de seus planos, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento preparou um guia contendo orientações para a realização dos dois blocos previstos para os PDUs, a análise das ações anteriores e as propostas para o próximo período. O documento conta com duas partes, uma delas orientando as unidades administrativas para seu caráter tático e a outra, para as acadêmicas, para estas evidenciarem a parte operacional.

Informações podem ser obtidas no site ou pelo e-mail cdip@ufpel.edu.br.