Última palestra do Ciclo Internacional “Memória e Patrimônio” será nesta quarta (31)

O Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, nesta quarta-feira (31), a última atividade do Ciclo Internacional de Palestras – Memória e Patrimônio. O convidado é Svanibor Pettan (Eslovênia), diretor do Conselho Internacional para a Música Tradicional. Ele abordará “Reflexões pós-iugoslavas sobre música, política e guerra: O que temos aprendido?” (“Post-Yugoslav Reflections on Music, Politics, and War: What Have We Learned?“). A palestra virtual, em inglês, começa às 9h e será transmitida neste link.

O Ciclo de Palestras iniciou em julho e ofereceu falas de acadêmicos internacionais de Eslovênia, México, Argentina e EUA. Os palestrantes (em modo virtual e presencial) apresentaram tópicos como Música e Conflito, Cultura e Urbanismo, Música Tradicional Argentina, Restauro, e Rituais Festivos no Contexto Transatlântico.

O evento é promovido em parceria com LabCom Café e LabCom da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Mais informações podem ser acessadas no site do PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural, Facebook ou pelo e-mail memoriapatrimonio@ufpel.edu.br.

Música, política e guerra
Svanibor Pettan é atual diretor do International Council for Traditional Music (Conselho Internacional para a Música Tradicional) organização que tem status consultivo como a UNESCO, e é professor de etnomusicologia na Faculdade de Artes da Universidade de Ljubljana (Eslovênia). Formou-se nas Universidades de Zagreb (graduação), Ljubljana (mestrado), e Maryland, EUA (doutorado).

Sua pesquisa se concentra em música e política em tempos de guerra e paz, multiculturalismo, minorias, gênero e etnomusicologia aplicada. Pettan tem publicado 15 livros, produzido vários álbuns e documentários, e publicado muito artigos em jornais acadêmicos internacionais.

Tem realizado pesquisa nos seguintes países: ex-Jugoslávia, Austrália, Egito, Noruega, Sri Lanka, Tanzânia, e EUA. Pettan tem sido professor visitante nas Universidades de California-Berkeley, Illinois, Maribor, Oslo, Pula, Sarajevo, Split, Tainan, Washington, Zagreb, Chicago, Griffith, Wesleyan e Limerick. Tem dado palestras em faculdades na África, Ásia, Austrália, Europa, e América do Norte. Obteve prêmios de Türksoy (Organização Internacional de Cultura Túrquica), Sociedade Musicológica de Bosnia-Herzegovina, e a Universidade de Ljubljana.