Início do conteúdo

Pesquisa do PPG em Biotecnologia é destaque no Prêmio Capes de Tese

Tese de doutorado desenvolvida na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu o Prêmio Capes voltado à valorização das mulheres pesquisadoras que atuam na área de Biotecnologia. O reconhecimento é da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em conjunto com a organização filantrópica Dimensions Sciences, sediada nos Estados Unidos.  

A edição de 2022 do Prêmio Capes de Tese, publicada no Diário Oficial da União de 11 de agosto, destaca o trabalho da egressa Mara Thaís Silva. A pesquisa, elaborada durante quatro anos no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia  e defendida em 2021, desenvolveu vacina (recombinante) para doença que acomete ovinos e caprinos: Linfadenite Caseosa. O PPG em Biotecnologia da UFPel está avaliado pela Capes/MEC com a nota máxima (sete), conceito de excelência internacional.

Para a orientadora da tese, Sibele Borsuk, o prêmio é uma forma de reconhecimento à atuação das mulheres na Ciência e estímulo à pesquisa no contexto de redução do financiamento público. “O prêmio valoriza a mulher cientista, que é maioria hoje nos programas de pós-graduação, mas que nem sempre é reconhecida. Mostra a vontade que a gente tem de continuar seguir fazendo ciência mesmo com cenário que não é dos melhores”, comemora.