“Conversas sobre Caminhografia Urbana” dialoga com David Sperling

Na próxima segunda-feira (29), às 17h, o projeto “Conversas sobre Caminhografia Urbana”, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FaUrb/UFPel) promove uma sessão de diálogo com David Sperling. A transmissão ocorrerá em sala que pode ser acessada neste link.

David Moreno Sperling é professor-doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (NEC-IAU/USP). Vice-presidente administrativo da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital – SIGraDi (2021-22). Coordenador do Grupo de Trabalho ACT – Arte Ciência Tecnologia do Instituto de Estudos Avançados da USP – Polo São Carlos. Pesquisador com bolsa produtividade PQ-2 do CNPq (Processo 304071/2019-6), desenvolvendo a pesquisa “Contracartografias: tecnopolíticas de espacialização da informação”. Doutor em Arquitetura e Urbanismo (Área de Projeto, Espaço e Cultura) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Universidade de São Paulo; mestre em Arquitetura e Urbanismo (Área de Tecnologia do Ambiente Construído) pela Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela EESC-USP. Membro do Corpo Editorial das Revistas Científicas: International Journal of Architectural Computing (IJAC-SAGE Publishers), Journal of Architectural Research and Development (JARD-BBW Publishers), Astrágalo, Arq.Urb, Gestão & Tecnologia de Projetos, Poiésis, Revista América. É assessor ad-hoc das seguintes agências de fomento: FAPESP, CNPq, CAPES/Print-UFMG e DAAD. É parecerista dos seguintes periódicos científicos internacionais: Ardeth; IJAC; JARD; Technology Architecture + Design. É parecerista dos seguintes periódicos científicos nacionais: Ambiente Construído; América; ARA; Arquitextos; Arq.Urb; Gestão e Tecnologia de Projetos; Indisciplinar; PARC; Poiésis; Pós; Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Risco; Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Revista Thésis; Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística – SENAC. Professor visitante da Humboldt University Berlin (Alemanha), em 2022, da Leuphana University (Alemanha), em 2017 (com bolsa da Fundação Alexander Von Humboldt) e da Universidade Nacional do Litoral (Argentina), em 2014 (com bolsa da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu). Foi pesquisador associado do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (2000-2003). Exibiu projetos, trabalhos visuais e projetos nas 4ª, 10ª e 11ª Bienais de Arquitetura de São Paulo e no Storefront for Art and Architecture (NYC). Foi curador das exposições “Homo Faber 2.0: Politics of Digital in Latin America” (2018) e “Homo Faber: Digital Fabrication in Latin America” (2015). Foi presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IAU-USP (2018 a 2022), presidente do Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão do Campus USP-São Carlos (2019 a 2022) e membro dos Conselhos Deliberativos do Centro Universitário Maria Antônia da USP e do CINUSP (2019 a 2022). Membro do Comitê Executivo Internacional e do Comitê Assessor da SIGraDi (respectivamente 2013 a 2016; e 2017) e presidente da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital – SIGraDi (2019-21). Chair do 22º Congresso da Sociedade Ibero-Americana de Gráfica Digital 2018 – “Technopoliticas” (com financiamento CAPES, CNPq, FAPESP e Bumdeskanzleramt/Áustria). No PPG-IAU-USP é responsável pela disciplina “Cartografias: tecnopolíticas e geopoéticas”. Atua principalmente com os seguintes temas: espaço, tecnologia e cultura; interfaces entre arquitetura e arte contemporâneas; cartografias e mapeamentos.

Caminhografia Urbana
O projeto “Conversas sobre Caminhografia Urbana” faz parte da pesquisa “Caminhografia Urbana”, realizada pelo Laboratório de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A programação completa pode ser conferida neste link.