Início do conteúdo

Polo UAB – Santana do Livramento recebe Exposição Itinerante Memórias da Imigração e da Ruralidade

O município de Santana do Livramento está recebendo a Exposição Itinerante Memórias da Imigração e da Ruralidade, promovida pelo curso de licenciatura em História a Distância da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pelo projeto de extensão Circuito dos Museus da Serra dos Tapes/RS. A visitação vai até o dia 6 de setembro, no Polo UAB – Santana do Livramento.

A exposição tem como objetivo gerar reflexão sobre como era a vida dos primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil, seus costumes e sua cultura, representadas através das ferramentas, utilizadas para os mais diversos fins, como por exemplo: Alimentação, vestuário e utilidades domésticas, uma parte, produzidos de maneira artesanal. Além disso, é possível perceber em cada ferramenta o zelo e ao mesmo tempo o seu
processo de evolução comparada com as que são utilizadas atualmente, o passo que a industrialização chegou até Pelotas e demais regiões da Serra dos Tapes.

A presença da exposição na cidade ajuda a fomentar a importância do estudo sobre o passado e sobre a história, tendo em vista que a memória presente em cada objeto ajuda a perceber o processo de construção de costumes e vivências. “O projeto tem mostrado a importância do conhecimento sobre a nossa história e como é importante nos apropriarmos disso”, conta a bolsista de extensão do curso de História a Distância Polo UAB Santana do Livramento, Claudia Emanuelle Rocha Lima de Castro.

Segundo ela, é importante repassar o conhecimento para as crianças e ajudá-las a entender a importância dos patrimônios culturais e o quanto eles carregam parte da nossa história. “É importante mostrar para todos, principalmente para as nossas crianças, como cada ferramenta é um fragmento, é uma parte da história e como isso nos ajuda a formar as pessoas que somos hoje. Nossa história é carregada de dor e sofrimento, mas também de resiliência e luta”, salienta.

A exposição ficará aberta ao público do dia 22 de agosto a 06 de setembro no espaço do Polo UAB – Santana do Livramento. A coordenação convida toda a comunidade santanense a participar.

Confira  o vídeo da exposição e alguns objetos que estarão expostos:

Publicado em 22/08/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags História a Distância, UAB.