11ª Semana do Folclore e Culturas Populares será de 22 a 27 de agosto

O Dia Mundial do Folclore, celebrado em 22 de agosto, desencadeará uma série de atividades culturais na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A programação da 11ª Semana do Folclore e Culturas Populares, promovida pelo Núcleo homônimo da Universidade (Nufolk), será realizada de 22 a 27 de agosto.

A Semana do Folclore e Culturas Popular inicia com celebração: rito de danças circulares e oferenda à Pacha Mama no deck do campus Anglo, às 16h30 de segunda-feira (22). Após, na terça-feira (23), às 14h, o espaço da Universidade na estrutura da antiga Associação Atlética Banco do Brasil (Rua Alberto Rosa, 580), no Laboratório de Práticas Artísticas e Pedagógicas (Lapap), será palco de vivências carnavalescas, com a Escola de Samba Academia do Samba e o Bloco Burlesco Bafo da Onça.

No mesmo local, na quarta-feira (24), às 14h, será desenvolvida oficina de danças ciganas; na quinta-feira (25), 14h, roda de conversa: “Tradição, Memória e Natureza”. O Cine UFPel (situado na Rua Lobo da Costa, 447) participará também da programação, com os lançamentos do 5º Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas e da videodança “Kaô – Da Cor e da Terra”, da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras. A atividade será na quinta-feira (26), às 19h.

Para finalizar a semana de celebração, em 27 de agosto, às 15h, o projeto Folclore e Educação da UFPel ministrará oficina sobre brincadeiras folclóricas, na Associação Fraget, no bairro Fragata (Rua Jornalista Carlos Andrade, 260).