UFPel promove ações com gestores culturais da região Sul

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vem trabalhando com os gestores culturais dos municípios da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) através do Grupo de Articulação em Produção e Políticas Culturais. O grupo vem debatendo a política cultural no âmbito da Universidade, desenvolvendo propostas e projetos para discussão com a comunidade universitária e a gestão. Vinculado ao Projeto “Produção e Políticas Culturais”, o grupo atuou junto ao Conselho Municipal de Cultura de Pelotas, na elaboração do Plano Municipal de Cultura.

Dada a aprovação e iminente aplicação das Leis de Emergência Cultural conhecidas como “Lei Aldir Blanc 2” e “Lei Paulo Gustavo”, o grupo disponibilizou uma plataforma E-Projeto dedicada a gestores culturais dos Municípios da Azonasul, bem como a membros dos conselhos municipais de Cultura.

As atividades iniciam-se nesta quinta-feira (18), com encontro virtual intitulado “Lei Paulo Gustavo: o que é produção audiovisual? – conversa com gestores culturais”.

Conduzido pela professora Cíntia Langie, coordenadora do Cine UFPel, com mediação do professor Leandro Maia, do Grupo de Pesquisa Produção e Políticas Culturais, o encontro visa tirar dúvidas dos gestores culturais sobre o conceito de produção audiovisual e suas implicações na elaboração de editais para a Lei Paulo Gustavo.

A atividade é gratuita e exclusiva a gestores e conselheiros culturais vinculados aos 22 municípios da Azonasul, com inscrições neste link.

Os próximos módulos abordarão aspectos como Editais Culturais, Planos de Cultura, Conselhos, Mapeamentos e Planos de Ação. A Plataforma UFPel Cultura consiste numa interface colaborativa, onde gestores culturais trocam informações e soluções em políticas culturais para a região.

A proposta surgiu através de demanda dos municípios no encontro promovido pelo CODIC-Sul – Conselho dos Dirigentes de Cultura, realizado em Arroio Grande no dia 10 de agosto, sob coordenação da secretária Anelize Carriconde, também coordenadora do CODIC-Sul/RF 5.

De acordo com Maia, a iniciativa representa o esforço conjunto da UFPel e dos gestores culturais e promover maior adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Cultura e políticas culturais.