Nova biblioteca do Câmpus Capão do Leão abre ao público

Uma espera de 20 anos chegou ao seu fim nesta segunda-feira (15): foi aberta ao atendimento público, na ocasião, a nova Biblioteca do Câmpus Capão do Leão (BCCL). Suas amplas instalações, localizadas em frente ao Restaurante Universitário, têm por objetivo, além de proporcionar acesso ao acervo bibliográfico, ser mais um espaço de convivência da comunidade do CCL, mesmo durante os fins de semana.

A concretização desse antigo anseio de servidores e estudantes do local iniciou no ano de 2008, quando foi elaborado o projeto arquitetônico. Desde então, diversas gestões da Universidade colocaram seus esforços na construção e finalização do espaço. Dentre os muitos empecilhos encontrados, esteve até mesmo a falência de uma das empresas construtoras.

“Depois de tanto olhar os tapumes e pensar se algum eles não estariam mais aí, isso faz com que tudo seja muito especial”, afirma a Coordenadora de Bibliotecas da UFPel, Patrícia Borba. Para ela, o momento não foi apenas de tirada de tais tapumes, mas de reinvenção: “Estamos fazendo a UFPel acontecer mesmo nessa crise”.

A Biblioteca do Câmpus Capão do Leão concentra em um só local os acervos de duas unidades anteriores, que funcionavam em espaços sem a estrutura necessária: a Biblioteca de Ciências Agrárias, que funcionava na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, e a Biblioteca de Ciência e Tecnologia, localizada anteriormente no Instituto de Biologia. Somados, são mais de 40 mil itens que passam a ser disponibilizados na BCCL.

Ao mesmo tempo em que abriga tal acervo, o novo prédio também oferece salas de leitura e convivência. Estas não funcionarão apenas nos dias de semana, mas estarão abertas aos finais de semana, como um espaço de acolhimento aos frequentadores do CCL aos sábados e domingos, apesar de, nesses dias, não haver acesso ao acervo. Também estão contidos na estrutura espaços administrativos, sala para a equipe e um mini-auditório para treinamentos e reuniões da CBIB.

Uma obra sempre em construção

O prédio da nova Biblioteca foi entregue na última terça-feira (9). O ato contou com a presença da reitora Isabela Andrade, da vice-reitora Ursula Silva, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento e reitor eleito, Paulo Ferreira Junior, da coordenadora Patrícia e do ex-vice-reitor Luis Isaías Amaral.

Isabela destacou o fato de a BCCL ser um novo espaço de convivência para o Câmpus e comemorou o fato de que isso ocorra no contexto do retorno presencial: “Será um local para muitos reencontros e trocas”. Também pontuou que abrir uma biblioteca é um ato de resistência.

Tal visão foi compartilhada pela vice-reitora, a cujo gabinete está ligada a Coordenação de Bibliotecas. “A universidade é um espaço de conhecimento, de resistência, resiliência e persistência”, disse Ursula, ao lembrar todo o caminho percorrido para que a BCCL conseguisse entrar em funcionamento.

Convidado a fazer uso da palavra, o ex-vice-reitor Amaral comparou uma biblioteca de uma universidade a uma catedral de uma cidade: “São templos sempre em construção”. Em sua visão, as bibliotecas dos dias atuais não são um espaço de mero armazenamento de livros, mas sim um local de vivência e interação; e, elogiando o novo espaço, disse acreditar que a BCCL atenderá esse objetivo: “É um espaço muito agradável de estar”.