CRInter promove ações de Políticas Linguísticas

A Coordenação de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (CRInter/UFPel) lançou nesta segunda-feira (1º) três editais de ações de Políticas Linguísticas. Os documentos são referentes ao Workshop Inglês como Meio de Instrução (English as a Medium of Instruction), Consultoria em Inglês como Meio de Instrução (English as a Medium of Instruction) e Oficina de Apresentações Acadêmicas em Inglês. As duas primeiras iniciativas são voltadas para docentes. Já a Oficina é direcionada para estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos.

Workshop EMI – Inglês como Meio de Instrução
3ª edição
O Workshop EMI – Inglês como Meio de Instrução é um curso desenvolvido para apresentar a teoria e a prática do ensino de conteúdo disciplinar em inglês através de metodologias ativas. O curso ajudará a repensar cursos existentes ou a criar novos cursos que usem o EMI. Os materiais incluem vídeos, leituras práticas e oportunidades de colaboração dentro do curso. A partir da identificação de desafios que o corpo docente e os alunos encontram nas aulas da EMI, o participante será capaz de desenvolver estratégias para ajudar os alunos a aprender o conteúdo do curso e, ao mesmo tempo, desenvolver ou aprimorar suas habilidades em inglês. Além disso, o participante ficará mais à vontade com pedagogias interativas e com foco no aprendizado do aluno. Os tópicos incluem o design do curso, o desenvolvimento do plano de estudos e a criação de aulas e materiais seguindo metodologias ativas. A carga horária total do curso é de 20 horas, distribuídas da seguinte forma:

01/09 (Quinta-feira), das 8h30min às 12h e das 14h às 17h30min
02/09 (Sexta-feira), das 8h30min às 12h e das 14h às 17h30min
03/09 (Sábado), das 8h30min às 12h

Serão ofertadas 25 vagas direcionadas a docentes da UFPel. As inscrições dos docentes vinculados a programas de pós-graduação deverão ser realizadas de 1º de agosto até 23h59min do dia 15 de agosto, por meio do preenchimento do Formulário de Inscrições. Para fins de cadastro reserva, as inscrições dos docentes não vinculados a programas de pós-graduação deverão ser realizadas de 1º de agosto até às 23h59min do dia 15 de agosto, por meio do preenchimento do Formulário de Inscrições. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail: politicaslinguisticasufpel@gmail.com.

Mais informações no Edital 12/2022 – Workshop EMI e no Processo SEI 23110.026363/2022-47.

Consultoria em EMI – Inglês como Meio de Instrução
2ª edição
A Consultoria em EMI (Inglês como meio de instrução) – 2ª Edição é um curso de sete encontros síncronos desenvolvido para acompanhar os docentes que realizaram o primeiro ou o segundo Workshop em EMI, oferecidos pela CRInter em 2018 e/ou em 2021. Trata-se de um suporte de forma individualizada para auxiliar na implementação do EMI em um componente curricular (disciplina) da pós-graduação. A Consultoria baseia-se no material utilizado na edição de 2021 do Workshop em EMI, em especial na proposta Backwards Course Design. Nos encontros assíncronos, os docentes participantes prepararão propostas e materiais a partir das necessidades dos seus contextos específicos de atuação, que serão discutidos nos encontros síncronos. Os tópicos incluem design do curso, desenvolvimento do plano de estudos e construção de aulas e materiais embasados em metodologias ativas. A carga horária total do curso é de 30 horas, distribuídas da seguinte forma:

07 horas-aula síncronas (distribuídas em sete encontros de até 30 minutos, de 15/09 a 08/12, às quintas-feiras, no turno da manhã);
23 horas-aula assíncronas de realização de atividades e preparação para os encontros síncronos.

Serão ofertadas quatro vagas para docentes da UFPel vinculados a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu distribuídas da seguinte forma: duas vagas aos docentes que realizaram a Consultoria em EMI em 2022; duas vagas a docentes que nunca tenham participado da Consultoria em EMI. Para tanto, é pré-requisito ter concluído o Workshop em EMI de 2018 ou 2021 oferecidos pela CRInter. As inscrições deverão ser realizadas de 1º a 15 de agosto por meio do preenchimento do Formulário de Inscrições. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail: politicaslinguisticasufpel@gmail.com.

Mais informações no Edital 13/2022 e no Processo SEI 23110.026413/2022-96.

Oficina de Apresentações Acadêmicas em Inglês
2ª edição
A Oficina de Apresentações Acadêmicas em Inglês – 2ª Edição é um curso híbrido de 30 horas-aula (12h presenciais e 18h assíncronas) voltado à promoção do desenvolvimento de habilidades e competências em inglês para apresentações orais acadêmicas em língua inglesa junto à comunidade acadêmica – docentes, discentes e pessoal técnico-administrativo interessados. Trata-se de uma ação de capacitação idealizada pela CRInter que busca promover a Internacionalização junto a esta clientela, além de contribuir para melhorar a sua proficiência linguística em idioma estrangeiro. A carga horária total do curso é de 30 horas, distribuídas da seguinte forma:

12 horas-aula presenciais (distribuídas em sete encontros presenciais, de 90 minutos, de 15/09 a 08/12 às quintas-feiras das 14h às 15h30min);
18 horas-aula assíncronas de realização de atividades e preparação para os encontros presenciais.

Serão ofertadas 25 vagas abertas a discentes e servidores docentes e técnico-administrativos em educação. A seleção ocorrerá por ordem de inscrição, não havendo limitação de vagas por categoria. Será feito um cadastro de 15 candidatos suplentes, que poderão vir a ser chamados em caso de desistência ou infrequência dos participantes selecionados nos dois primeiros encontros do curso. As inscrições deverão ser realizadas de 1º a 15 de agosto por meio do preenchimento do Formulário de Inscrições. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail: politicaslinguisticasufpel@gmail.com.

Mais informações no Edital 14/2022 e no Processo SEI 23110.026441/2022-11.