UFPel vai à Escola: Projeto busca divulgar as formas de ingresso na Universidade

As formas de acesso aos cursos de Ensino Superior da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pelo Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE) ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda não são amplamente conhecidas pelos estudantes da Educação Básica. A identificação desse diagnóstico, com base na concentração de candidatos em um grupo reduzido de instituições, levou a Universidade a iniciar em julho ações presenciais em escolas de Ensino Médio.

O projeto, explica o coordenador, Francisco Kieling, leva informações para jovens que talvez não tenham o acesso à UFPel no seu horizonte de possibilidades: “precisamos mostrar a todo e toda jovem que está no Ensino Médio das escolas da periferia de Pelotas e das cidades da região, que a Universidade Federal é sua por direito”.

Até o final de julho, a expectativa é de que dez escolas sejam alcançadas pelas ações, mobilizando aproximadamente mil estudantes, em Pelotas, Arroio Grande, Canguçu e Morro Redondo. Após o recesso escolar da Rede Estadual de Ensino, outros educandários participarão do UFPel vai à Escola, distribuídos em Pelotas e mais oito municípios.

Para as instituições que desejam agendar uma visita da UFPel, em agosto e setembro de 2022, período em que as inscrições do PAVE estão abertas, os pedidos são recebidos pelo endereço franciscokieling@gmail.com. As atividades do projeto também podem ser acompanhadas pelos canais do PAVE no Instagram e Facebook.

Publicado em 20/07/2022, nas categorias Informes Administrativos, Notícias.
Marcado com as tags ENEM, PAVE, SiSU.