Grupo de pesquisadores da UFPel produzirá obra técnica sobre Práticas Corporais e Atividades Físicas

Um grupo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da UFPel produzirá uma obra técnica sobre Promoção da Saúde e Promoção das Práticas Corporais e Atividades Físicas financiada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), com a participação de diversas instituições do Brasil e do exterior. A obra é uma das 20 propostas aceitas para a série técnica de celebração dos 15 anos da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) com temas específicos, como promoção da saúde e saúde mental, prevenção e controle do tabagismo, alimentação adequada e saudável, entre outros.

Como uma das estratégias de elaboração da obra técnica é a formação de redes de educação permanente, com encontros presenciais e remotos para discutir o tema das Práticas Corporais e Atividades Físicas articulado à PNPS e a sua implementação no SUS, o grupo realizará jornadas com trabalhadores e trabalhadoras dos serviços de saúde, docentes universitários e população em geral interessada no tema.

De acordo com o professor do PPGEF, Inácio Crochemore, o objetivo dos encontros é contemplar na obra as experiências de quem vivencia as atividades ou de quem tenta implementar e encontra barreiras. “Queremos ir além das perspectivas de pesquisadores e pesquisadoras que lideram a obra e estudam a temática em suas atividades universitárias”, explicou.

Os encontros serão de caráter público, sendo o primeiro no dia 14 de julho, às 14h, no Centro Esportivo/Educação Física do Campus Carreiros na FURG, em Rio Grande. Em breve serão compartilhadas mais informações sobre as atividades em outros locais, incluindo a cidade de Pelotas.

O coletivo de pesquisadores que trabalhará na obra técnica das Práticas Corporais e Atividades Físicas conta com a participação de diversas instituições do Brasil e do exterior, sob a coordenação do professor da FURG e docente permanente do PPGEF, Alan Goularte Knuth, conta com os professores do PPGEF, Inácio Crochemore e Pedro Hallal, a professora da UFG, Priscilla de Cesaro Antunes, a professora de Educação do IFSP, Jéssica Félix Nicácio Martinez, a professora de Educação do Rio Grande do Sul, Bárbara Coelho Nunes, a professora de Educação Física e doutoranda do IFPE, Ameliane da Conceição Reubens-Leonidio, a bolsista Cíntia Dias Borges, e o professor da University of Queesland/Austrália, Gregore Iven Mielke.

Sobre o edital da OPAS

O edital público promovido pela OPAS busca incentivar a implementação de ações de promoção da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro e as obras técnicas terão como público-alvo profissionais e gestores do SUS. A OPAS, fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo e atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas.

A PNPS do Brasil pode ser acessada em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude.pdf

O edital da OPAS pode ser acessado em: https://www.paho.org/pt/documentos/edital-selecao-projetos-para-elaboracao-obrastecnicas-para-serie-publicacoescadernos