Início do conteúdo

UFPel tem 13 equipes desportivas de competição

Além do seu time do coração, a comunidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) pode torcer pelas 13 equipes competitivas da instituição. Atualmente, a UFPel é representada nas competições de Basquetebol, Futsal, Handebol, Judô, Rugby, Tênis de Mesa e Voleibol, totalizando 13 grupos, considerando os naipes feminino e masculino. São duas equipes de cada modalidade, com a exceção do Voleibol, que possui uma equipe.

Esses grupos representam a UFPel em diversas competições, incluindo nas equipes e comissões técnicas atletas de diferentes cursos, apresentando ações que contemplam ensino, pesquisa e extensão (saiba mais abaixo).

São realizadas, por exemplo, atividades das disciplinas alinhadas a alguns desses projetos, além de atividades de pesquisa, fomentando Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), dissertações e teses associadas aos projetos de equipes. Além disso, esses projetos servem como espaço de formação para aqueles que pretendem fazer carreira no Esporte, como treinadores, preparadores físicos, nutricionistas, psicólogos, dentre outros.

A viabilização da formação de equipes desportivas para representação da Universidade em competições – universitárias e abertas – de âmbito local, estadual, nacional e internacional é uma das missões da Divisão de Esporte da UFPel, criada recentemente.

No segundo semestre, será reativada a modalidade do Futsal e terá início um projeto de equipe competitiva no Voleibol masculino.

Conheça os projetos aos quais as equipes competitivas estão ligadas
As equipes competitivas da UFPel se originam de diferentes projetos, cada qual com suas particularidades, que envolvem ações de ensino, pesquisa e extensão.

Basquete UFPel

O projeto objetiva congregar os alunos da UFPel interessados na formação das equipes de rendimento de atletas universitários da UFPel na modalidade basquetebol e basquete 3 x 3. É realizado semanalmente nas dependências da Escola Superior de Educação Física (Esef), com os naipes masculino e feminino. Almeja socializar a prática do basquetebol que atenda às demandas social e curricular dos cursos de Educação Física e das demais unidades da UFPel; a atender demandas da pesquisa relacionada ao esporte; e a oferecer espaços qualificados de rendimento para a realização de práticas pedagógicas.

Coordenação: Marcelo Olivera Cavalli


Basquetebol Comunitário na UFPel

Esse projeto de extensão objetiva congregar as comunidades acadêmica e externa à UFPel interessadas na prática esportiva do basquetebol competitivo e de lazer. Realizado semanalmente nas dependências da Esef, atende aos naipes masculino e feminino. Almeja socializar a prática do basquetebol com a comunidade em geral e consolidar uma política extensionista que atenda às demandas social e curricular dos cursos de Educação Física e das demais unidades da UFPel; atender demandas da pesquisa relacionada ao esporte; e oferecer espaços pedagógicos para a realização de observações, estágios e ações acadêmicas voluntárias.

Coordenação: Marcelo Olivera Cavalli


Rugby Treinamento Adulto

O projeto tem o objetivo de desenvolver a prática do Rugby na região Sul do Rio Grande do Sul. Entusiastas da modalidade, professores e alunos da UFPel vêm, por meio do projeto, fomentando condições para que aqueles que tenham interesse em praticar a modalidade tenham local adequado para treinamento, recursos humanos de qualidade e apoio pedagógico para o planejamento. Neste sentido, o projeto oferece estrutura física e recursos humanos para treinamento tático e técnico, treinamento de força, palestras e aulas teóricas. Fazem parte desta atividade pessoas dos dois sexos entre 18 e 40 anos que tenham interesse em praticar Rugby.

Coordenação: Eraldo dos Santos Pinheiro


Adesp (Associação Desportiva) – Voleibol

O projeto busca integrar a tríade da universidade (ensino, pesquisa e extensão), por meio de atividades desenvolvidas junto a equipes de voleibol no município de Pelotas, sob a supervisão de docentes da Escola Superior de Educação Física (Esef) e trabalho coletivo dos acadêmicos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e outros. Em termos gerais, visa oportunizar aos participantes do projeto a possibilidade de prática em um programa de treinamento esportivo em voleibol, vivenciando aspectos de planejamento, aplicação das atividades e atuação na gestão da equipe. E, além disso, reforçar a cultura do voleibol na cidade, uma vez que a equipe é formada por atletas novas e atletas com tradição no município que podem servir de exemplo para futuras atletas de categorias de base.

Coordenação: Fernanda de Souza Teixeira


Formação de Equipes Representativas de Handebol da UFPel

O projeto tem como objetivo geral disseminar, potencializar e qualificar a prática do desporto Handebol entre os estudantes da UFPel. A iniciativa alinha-se com a necessidade imperativa de viabilizar a democratização, valorização e acesso ao esporte, já que ele possui grande capacidade de mobilização e integração, resgatando os sujeitos para uma vida mais saudável, segura e solidária. Na concepção do projeto, a prática do esporte universitário assume um relevante papel no cotidiano de toda e qualquer instituição de ensino superior, proporcionando a interação, o sentimento de pertencimento a um grupo, assim como potencializando a qualidade de vida de todos os envolvidos.

Coordenação: Rose Méri Santos da Silva


Judô para a Comunidade

O Projeto Judô para a comunidade iniciou em 2015 desenvolvendo a prática do judô na perspectiva da promoção da saúde, integração social, desenvolvimento humano e formação profissional. Desde então vem atendendo jovens e adultos de ambos os sexos através da iniciação e treinamento do judô. Nesta nova proposta a intenção é atender também outras faixas etárias, incluindo crianças e adolescentes. Além disso, desenvolver a opção de treinos voltados à competição para praticantes que tenham perfil e interesse, conforme a faixa etária, respeitando limites, possibilidades e a individualidade.

Coordenação: Eduardo Merino


Tênis de Mesa para a Comunidade

Projeto de promoção da prática do tênis de mesa aberto à comunidade. As aulas ocorrem presencialmente na Escola Superior de Educação Física (Esef) da UFPel. O público esperado é de estudantes do ensino médio e superior de ambos os sexos da cidade de Pelotas.

Coordenação: Eduardo Merino


Equipes Competitivas de Futsal e Atividades Acadêmicas na UFPel

*Projeto novo, com início previsto para agosto

O projeto busca a construção de equipes competitivas (feminina e masculina) de Futsal da Universidade, possibilitando ações de ensino, pesquisa e extensão de relevância para comunidade acadêmica da UFPel e comunidade pelotense. A iniciativa identifica o futsal em seu potencial de mobilização comunitária, principalmente em cidades de pequeno e médio porte. Para o estabelecimento dessa modalidade atualmente é essencial a inserção de estudantes e profissionais recém-formados na prática cotidiana de esportes de alto rendimento, algo raro nas propostas vigentes das universidades públicas brasileiras. Conforme aponta o projeto, a ausência de equipes de alto rendimento nessa modalidade, tradicional no país e no município de Pelotas, apresenta impactos importantes na inserção de professores de Educação Física no mercado de trabalho, bem como em sua formação acadêmica. O projeto busca ampliar o papel da Universidade juntamente com o processo de ensino-aprendizagem da modalidade.

Coordenação: João Gilberto Mattos Giusti, Márcio de Almeida Mendes e Rafaela Cavalheiro do Espírito Santo

Comissões Técnicas
Estudantes da UFPel interessados em integrar as Comissões Técnicas desses grupos devem fazer contato com a Divisão de Esporte da UFPel, pelo e-mail divisao.esporte@ufpel.edu.br, indicando a modalidade pretendida. O trabalho é multidisciplinar e envolve diferentes áreas do conhecimento além da Educação Física, como Fisioterapia, Medicina, Jornalismo, Psicologia, Nutrição e outras.

 

Publicado em 06/07/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Divisão de Esporte, equipe, esporte, esportes.