UFPel reforça aproximação com universidades argentinas e uruguaia

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está estreitando laços com instituições de ensino superior do Sul da América Latina. Nesta sexta-feira (1º) e sábado (02), a UFPel recebeu 22 representantes da Universidade de Rio Cuarto, Universidade Nacional de La Plata e Universidade de Rosário, as três da Argentina, e da Universidade da República do Uruguai (Udelar).

A delegação esteve na UFPel para uma agenda de atividades, que começou com a apresentação do trabalho realizado pelas entidades, com foco especial em suas ações de extensão ligadas à áreas como Medicina Veterinária, Agronomia e Agroecologia, de interesse convergente entre as instituições. As apresentações de experiências e debates ocorreram no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo.

O grupo também participou da cerimônia de formatura institucional da UFPel, no Auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no Campus Capão do Leão, que incluía a terceira turma especial em Medicina Veterinária (TEMV) viabilizada pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Os representantes argentinos e uruguaios também integraram uma saída de campo para conhecer a Faculdade de Veterinária e o Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária da UFPel (Tecsol) da UFPel, além da Cooperativa de Produção Agropecuária Vista Alegre (Coopava), em Piratini.

Convênio
Na sexta-feira à tarde, o reitor da Universidade de Rio Cuarto, Roberto Rovere, e a reitora da UFPel, Isabela Andrade, assinam convênio. A cooperação deverá refletir em intercâmbios acadêmicos e projetos em conjunto. A gestora da UFPel destacou a importância do ato, tendo em vista todas as atividades de ensino, pesquisa e, principalmente, de extensão que já são realizadas e que se vislumbra desenvolver. Trata-se, aponta, de uma oportunidade para ampliar frentes de trabalho entre diferentes países e expandir ações e possibilidades, tanto para estudantes quanto para servidores docentes e técnico-administrativos. “São duas universidades da América Latina que apostam, investem e acreditam que as atividades de extensão têm uma ação muito importante, porque envolvem a nossa comunidade de fato. É o momento e a oportunidade de dar o retorno à nossa sociedade de tudo que é desenvolvido na universidade pública”, salientou.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPel, Eraldo Pinheiro, destacou a relevância da internacionalização Sul-Sul. “Esse encontro e troca de saberes é muito importante em função do nosso posicionamento geográfico”, avaliou. Pinheiro adiantou que acordos para cooperação estão sendo articulados com as demais instituições participantes da visita.

A proximidade com representações da América Latina também foi destacada pela vice-reitora, Ursula Silva. Segundo ela, a aproximação é valiosa especialmente para tratar de questões como cidadania, trabalho no campo, movimentos sociais e agricultura familiar, temas caros às instituições argentinas e uruguaias. O convênio refletirá, também, no trabalho coletivo com a Rede Gaúcha de Instituições para a Educação Sustentável (Regies), formada em maio com a intenção de fortalecer e propor conhecimentos e ações ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Some-se a isso a experiência da Universidade de Rio Cuarto na integralização da extensão, uma oportunidade de conhecimento para a UFPel.