UFPel tem duas modalidades de formatura

A colação de grau, conhecida informalmente como “formatura”, é uma cerimônia de caráter obrigatório para a outorga do grau de bacharel, licenciado ou tecnólogo, de acordo com o curso que o estudante concluiu. Atualmente, há dois tipos de formaturas que os alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) podem participar mediante cumprimento dos requisitos exigidos: a Formatura Institucional e a Formatura Interna ou de Gabinete.

Formatura Institucional
Esta modalidade é uma sessão solene da Instituição presidida pela reitora ou seu representante. A Universidade oferece todo o suporte para a cerimônia, fornecendo local, equipe de trabalho, vestes talares para os componentes da mesa e para os formandos, equipe de sonorização, decoração e serviço de fotografia. Para participar, os formandos precisam aderir a um edital divulgado no site da Instituição. Todos os gastos da cerimônia são custeados pela UFPel e a solenidade conta com a presença de representantes de cada curso, das unidades acadêmicas e convidados dos formandos.

Formatura Interna ou de Gabinete
Esta modalidade é reservada aos formandos que, por qualquer motivo, não podem participar da Formatura Institucional. Esta cerimônia é bastante simples e realizada pela direção da Unidade Acadêmica em seu gabinete. Não haverá representantes da reitoria ou convidados dos formandos, restringindo o ato ao processo de formalização da conclusão do curso.

Fique atento à Resolução
Na UFPel, a formatura é regulada pela Resolução 05, de 21 de maio de 2018 do Conselho Universitário (CONSUN).

Discentes com ingresso a partir de 2018/1 deverão observar o disposto na Resolução nº 05/2018/CONSUN, que normatiza as Formaturas Institucionais.