Representação da UFPel participa de ato pelo desbloqueio do orçamento

A Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), recebeu, na manhã desta quarta-feira (22), ato pelo desbloqueio do orçamento das universidades federais brasileiras. Participou da atividade, representando a Universidade Federal de Pelotas, o pró-reitor de Desenvolvimento e Planejamento e reitor eleito, Paulo Ferreira Junior.

Reuniram-se na ocasião reitores ou representantes de mais de 50 universidades federais, deputados e representações de entidades ligadas à educação, além de deputados que compõe a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, grupo que propôs o ato.

A ideia do encontro era de articular uma mobilização entre os deputados federais para que ocorra o desbloqueio da verba ainda disponível para as universidades, que terão suas atividades muito prejudicadas graças ao embargo de considerável parte de seu orçamento para o ano de 2022. Ficarão prejudicadas, especialmente, as somas voltadas para o custeio de contas básicas, como água, luz e segurança, além da assistência estudantil, que garante a permanência de estudantes de baixa renda.

O pró-reitor Ferreira considera o evento um importante ato de defesa das universidades, visto que foram apresentadas propostas concretas para agir junto ao governo federal, de forma a buscar o desbloqueio dos recursos. “Aguardamos os desdobramentos e seguimos atuando em outras frentes. Contudo, considerando os acenos do governo e a situação do Ministério da Educação atualmente, essa é uma busca bastante hercúlea”, pontua o reitor eleito.