“Conversas sobre Caminhografia Urbana” dialoga com a professora e artista Duda Gonçalves

O projeto “Conversas sobre Caminhografia Urbana”, ligado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FaUrb/UFPel), promove, no dia 27, às 17h, um bate-papo com a professora e artista Duda Gonçalves. A transmissão será neste link.

A atividade integra o projeto que busca, a partir de entrevistas, investigar ideias e conceitos que envolvem experiências em “caminhografia urbana”. Para tanto, são entrevistados mestrandos, pesquisadores, arquitetos, artistas envolvidos com a temática. A programação completa do evento, realizado sempre às segundas-feiras, está disponível aqui.

O projeto faz parte da pesquisa “Caminhografia Urbana”, realizada pelo Laboratório de Urbanismo da FaUrb/UFPel, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre a convidada
Duda é artista e professora associada do Centro de Artes da Universidade Federa de Pelotas (UFPel). Bacharel em Pintura pela UFPel (1996). Realizou o Mestrado em Artes Visuais: ênfase em poéticas visuais, sob orientação da professora Sandra Rey (2000), pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o doutorado, pelo mesmo Programa com a pesquisa Cartogravista de céus: proposições para compartilhamentos, sob orientação do professor Hélio Custódio Fervenza (2011). É professora dos Cursos de Artes Visuais, na área de Fundamentos da Linguagem Visual [Percepção Visual], Pintura e Trabalho de Conclusão de Curso. Também atua no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Artes Visuais, na linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano do Centro de Artes da UFPel, ministrando a disciplina Paisagens cotidianas e dispositivos de compartilhamentos. É líder do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, observâncias e cartografias contemporâneas – DESLOCC (UFPel/CNPQ) que investiga as seguintes temáticas: as relações entre arte e cotidiano, as cartografias e deslocamentos de artistas, a paisagem cotidiana na arte contemporânea, os dispositivos de arte que promovem a multiplicação e a circulação da obra em diferentes mídias [impressos e vídeos] e contextos – ruas, praças, escolas, entre outros, como também, a mediação da arte contemporânea. Os estudos contemplam diferentes pontos de vista, do artista, do professor-mediador e do receptor, por isso, orienta estudantes dos Cursos de Bacharelado [poética] e de Licenciatura em Artes Visuais [mediação]. Desenvolve projetos de extensão que envolve a experimentação, a produção e a reflexão de temas da pesquisa. Artista plástica que expõe em galerias, museus e realiza intervenções em espaços públicos. Atualmente possui um acervo de vistas do céu e das cidades que compartilha em dispositivos distintos [cartões, observatórios, mirantes, álbuns] de apresentação e circulação da produção. O acervo já foi mostrado em exposições coletivas, individuais e intervenções em espaços públicos. Participa dos Grupos de Pesquisa Percursos poéticos: procedimentos e grafias da arte contemporânea (UFPel/CNPQ) e Veículos da Arte (UFRGS/CNPQ). Associada à Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Atuou como coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel, de dezembro de 2017 a dezembro de 2021.