Início do conteúdo

Cuidados Paliativos é tema de Pré-Conferência de Saúde na UFPel

Cuidados Paliativos – Transversalidade nas Redes de Atenção à Saúde é tema da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022. O evento ocorrerá no dia 10 de junho, das 9h às 17h de forma híbrida, com palestras online e presenciais na Cuidativa (Duque de Caxias, 104 – Laneira).

As inscrições podem ser realizadas via https://forms.gle/DaPnhegedYnwsaQ29.

Programação

9h – Redes de Atenção à Saúde – Lumena Almeida Castro Furtado – Psicóloga. Possui doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ (2016) e mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (1995). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, tendo sido Secretaria Adjunta de Saúde em São Bernardo do Campo (2009-2012), Secretaria de Saúde de Mauá (2013) e Secretaria Nacional de Atenção à Saúde SAS/MS (2015). Membro do Instituto Silvia Lane. Professora Adjunta da Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp. É membra do Laboratório de Saúde Coletiva – Lascol da Unifesp e do Grupo de Pesquisa Laboratório de Saúde Coletiva (Lascol): Política, Planejamento e Gestão em Saúde.

9h30 – Cuidados Paliativos nas Redes de Atenção à Saúde – Julieta Carriconde Fripp – Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1994), especialista em Clinica Medica (1996) e Medicina Intensiva (AMIB / 2004) com área de atuação em Medicina Paliativa (AMB, 2015). Doutora em Ciências (UFPel, 2015), Mestre Ciências (UFPel, 2009) . Foi diretora do Pronto Socorro Municipal de Pelotas e criou o Departamento de Atenção às Urgências (PSM/SAMU/PID) no período de 2001 à 2004. Chefe da UTI Geral Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas de 2011 a 2015. Idealizadora do cenário de Atenção Domiciliar em Pelotas, com a implantação dos programas PID em 2002 (Programa de Internação Domiciliar – SMS / Pelotas). Coordenadora Geral da Atenção Domiciliar HE/UFPel composta pelos Programas PIDI e Melhor em Casa desde a criação em 2005, até fevereiro de 2018, atual colaboradora do Programa Melhor em Casa junto ao Ministério da Saúde . Diretora / Superintendente do Hospital Escola da UFPel de 2013 a janeiro de 2017, eleita por seus pares. Vice presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos desde 2013 a janeiro de 2017. Especialista em Gestão Hospitalar – IEP Hospital Sírio Libanês 2016, Especialização em Processos Educacionais na Saúde com ênfase em Avaliação e Competência. Docente do Departamento de Clínica Médica – Disciplina de Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina / UFPel. Servidora cargo de médica Técnico-Administrativo UFPel com lotação no Hospital Escola desde 2002. Coordenadora da Cuidativa FAMED – UFPel desde 2017. Idealizadora do Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul com periodicidade bianual e sediado em Pelotas / RS. Atualmente exerce função de Diretora Geral da Famed UFPel, eleita pelos seu pares em 2021 (medicina, psicologia e terapia) ocupacional).

13h30 – Apresentação Artística – Janete Flores

14h – Pré-Conferências – Lucia Souto – Médica Sanitarista e Pesquisadora do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) (1975), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) (2017). Presidenta do CEBES.

 

Publicado em 07/06/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Faculdade de Medicina, FaMed, Medicina.