Conservatório de Música realiza Recital de Piano com Mariaclara Welker

A Associação Amigos do Conservatório de Música convida a todos para o Recital de Piano com Mariaclara Welker, que está pela terceira vez em Pelotas numa turnê de despedida do Rio Grande do Sul em direção aos Estados Unidos, onde recebeu uma bolsa de estudos. Mariaclara apresentará um repertório variado de Beethoven ao Jazz, o evento será no dia 26 de maio às 19h30, no Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPel.

A coordenação do Recital é do professor Marcelo Macedo Cazarré.

A jovem Mariaclara Welker tem apenas 18 anos e já possui um repertório variado e abrangente. Atuou como solista com diferentes orquestras e obteve o Prêmio Revelação no Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Durante o período de pandemia, participou de vários Festivais no Brasil e na Colômbia. Também assistiu a palestras e masterclasses. Participou como executante do Curso “Bach ao piano”, on-line, sob a coordenação de Claudio Soares, diretamente do Japão. Mariaclara obteve grau máximo nas provas para cursar Graduação em Piano na Universidade Sam Houston, no Texas. Atualmente estuda com a pianista Olinda Allessandrini. Mariaclara Welker apresentou seu primeiro recital público com apenas oito anos de idade e desde então tem participado de intensa movimentação cultural no estado do Rio Grande do Sul e em vários eventos online.

No ano de 2021 realizou um Recital na Série “Casa da Música na Sua Casa”, em Porto Alegre e participou do 9º Recital em Casa da “Série Jovens Pianistas”, de Cabo Frio, RJ. Envolveu-se nas campanhas beneficentes da STB Trip & Travel “Drive Trip Thru Solidário”, “Almoço Drive Thru” da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas, ambas com o objetivo de arrecadar cestas básicas e realizar novas ações sociais. Participou da Maratona de Piano do Festival Internacional de Piano de Barranquilla – FESTIBAQ 2020 e dos festivais: VII Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba e Festival Internacional de Música em Casa – FIMUCA, tocando em masterclasses e Recitais. Tocou na reabertura da Casa das Artes Villa Mimosa em comemoração aos 82 anos de Canoas. Apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, em um programa especial do Dia da Criança, em outubro de 2014, sob a regência do Maestro Manfredo Schmiedt. Participou de vários Encontros de Jovens Instrumentistas, em Ivoti e em Montenegro, e no V e VI Gramado in Concert, em Gramado. Participou como executante em masterclasses de Alexandre Dossin, Ney Fialkow, Guigla Katsarava, Lachezar Stankov, Melanie Chae, Diego Caetano, Cláudio Lisbôa Soares, Sylvia Thereza e Raphael Lustchevsky.

Em 2020, recebeu o prêmio “Revelação” do Concurso Jovens Solistas da OSRN, etapa Nacional. Participou em 2012 e em 2013 como solista com a Orquestra Filarmônica da PUC nas programações do Dia da Criança, com concertos na PUC, no Teatro Bourbon Country e no Parque Germânia, em Porto Alegre, tendo como regente o Maestro Márcio Buzatto. No início de 2014 foi convidada para o Concerto de Aniversário de 45 anos do CIEE, juntamente com a Orquestra Villa-Lobos, sob a regência de Cecília Rheinganz da Silveira, no Teatro CIEE em Porto Alegre. Foi a mais jovem musicista aprovada no Concurso “Jovens Solistas” da Orquestra de Câmara da Fundarte. Apresentou-se com esta orquestra por duas vezes no ano de 2013, em Canoas sob a regência do Maestro Antonio Borges Cunha, e em Dois Irmãos sob a regência de Fernando Cordella. Foi convidada pelo Maestro Matheus Kleber como solista, com esta mesma orquestra, no projeto “Sesi Catedrais 2015”, em Novo Hamburgo. Apresentou-se frequentemente em Recitais na Casa da Música, na Estação Musical, no Salão Mourisco, em Porto Alegre. Também foi convidada pela Fundarte, onde tocou no Auditório Therezinha Cardona, em Montenegro; em Erechim, a convite do maestro Mauricio Castelli, no Centro Cultural 25 de julho; e em Pelotas, na Biblioteca Pública, convidada pelo pianista dr. Marcelo Cazarré e pela Associação dos Amigos do Conservatório de Música da UFPel.

Também participou de audições das professoras Dulcimarta Lemos Lino, e Melissa Iung. Sua formação pianística contou com as professoras Fernanda Anders, Viviane Matchulah, Catarina Domenici e Olinda Allessandrini.

Redes sociais:
• Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCbuTYQPHQX1xE0mBG8uFr9g
• Facebook: Mariaclara Welker

Serviço:
Quando: 26 de maio de 2022
Onde: Salão Milton de Lemos
Conservatório de Música da UFPel
Quanto: Entrada Franca (Aceitamos doação de alimento não perecível)

Publicado em 24/05/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Conservatório, Conservatório de Música, recital.