Início do conteúdo

Sistema Helios Voting está com nova base de conhecimento no SEI

A Coordenação de Desenvolvimento Institucional Participativo da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento informa que as bases de conhecimento do sistema Helios Voting constantes no Sistema Eletrônico de Informação passaram por atualizações recentes. A ideia é auxiliar os operadores do sistema, em especial os chefes de Núcleos Administrativos de unidades acadêmicas. Outros objetivos são buscam padronizar os processos, facilitar o acesso e garantir a adequada condução dos pleitos no que se refere ao sistema de votação.

O sistema Helios Voting é instituído como a ferramenta oficial de votação eletrônica no âmbito da Universidade Federal de Pelotas, oferecendo uma plataforma própria com toda a segurança para realização de pleitos de forma eletrônica. Em 2021, foi realizada a descentralização para o gerenciamento local e autônomo do Sistema Helios por parte das diferentes unidades da UFPel. O objetivo é o de ampliação do acesso e uma mais ampla utilização do sistema, que apresenta uma grande agilidade na votação e apuração.

Dentre alguns exemplos de eleições já realizadas através do sistema pode-se citar a eleição para diretórios acadêmicos, direção do DCE, direção da ASUFPel, direções de unidades acadêmicas, coordenação de cursos de graduação e pós-graduação, além da própria consulta à comunidade para indicação da reitoria.

Mais informações sobre o sistema podem ser encontradas no link.