Universidade Aberta Para Idosos retoma atividades presenciais

Na última quinta-feira, (19), a Universidade Aberta Para Idosos (UNAPI), projeto estratégico da Universidade Federal de Pelotas, realizou no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo, uma atividade de leituras de poesias, sendo o primeiro encontro presencial após as medidas de distanciamento impostas pela pandemia da Covid-19. O evento contou com a presença de integrantes da equipe do projeto, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), além dos alunos participantes.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade, Eraldo Pinheiro, destacou a diversidade que é proporcionada pelo projeto e ressaltou o papel da universidade como local de acesso ao conhecimento para a comunidade. Para a participante da UNAPI, Jessi Ferrari, é uma alegria estar retornando ao convívio dos colegas e amigos.

A coordenadora do projeto, Adriana Cavalli, comenta que a expectativa para o decorrer do ano é começar os cursos ministrando as disciplinas semanais presencialmente no segundo semestre.

O que é a UNAPI?

A UNAPI-UFPel surge como forma de oportunizar à população idosa pelotense um espaço não somente educacional, mas também social e cultural. Acredita-se na inclusão da pessoa idosa dentro do espaço universitário, na busca do conhecimento e da sua formação continuada, proporcionando além de melhor inserção no mercado de trabalho, a troca de experiência entre gerações. A proposta geral deste espaço é oferecer diversas atividades a comunidade idosa do município.

São ofertadas disciplinas em diferentes áreas de conhecimento, assim como, oficinas, tendo o cuidado na escolha de uma metodologia específica e direcionada a pessoa idosa. Os benefícios desta proposta não se relacionam somente aos idosos, mas aos discentes, profissionais/docentes e a própria UFPel enquanto instituição de ensino que exercerá seu protagonismo neste cenário em consonância com as atuais políticas direcionadas à população idosa.

A participação nos cursos da UNAPI é gratuita, sendo 50 vagas destinadas para idosos acima de 60 anos mediante publicação de edital divulgado pela Universidade no site da PREC: https://wp.ufpel.edu.br/prec/.