Roda de conversa discute a diversidade sexual e de gênero no trabalho

No próximo dia 25, às 9h, a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalhador (USOST) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), realizará uma roda de conversa com os colaboradores do HE, em decorrência do Dia Internacional contra a Homofobia.

Com o tema “Competência não tem orientação sexual e nem identidade de gênero”, a roda será ministrada pelo terapeuta ocupacional e chefe do Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGEN) da UFPel, Rodrigo da Silva Vital, e servirá para discutir temas como a diversidade sexual e de gênero no trabalho, legislação e direitos, ações de assédio e preconceito, e uma apresentação do NUGEN.

Para o enfermeiro de saúde mental da USOST, Douglas Melo, este tema é extremamente importante para dar visibilidade à comunidade LGBTQIA+, melhor entendimento e compreensão deste universo colorido, conscientização social, inclusão e respeito no ambiente de trabalho. “Muitas vezes, a discriminação pela condição sexual aparece na forma de humor, de forma indireta e através de comentários inadequados, humilhações, ridicularizações e piadas manifestas no dia a dia nas interações sociais entre pessoas, buscando expor o colaborador de uma forma caricata e pejorativa. Essa prática nas relações laborais pode causar danos à saúde do trabalhador, sendo capaz de originar transtornos à saúde mental e física. Vamos juntos entender melhor os desafios que essas pessoas enfrentam no mercado de trabalho, já que exclusão, preconceito e violação dos direitos é um assunto recorrente na nossa sociedade”, explicou ele.

Qualquer trabalhador pode comparecer na roda, que será realizada de forma online via Teams, com o link disponibilizado no e-mail institucional.

Publicado em 19/05/2022, na categoria Notícias.