Palestras do maio roxo no HE conscientizam sobre doenças inflamatórias intestinais

O programa de residência médica em Gastroenterologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promove nos dias 26 e 31 de maio, palestras educativas sobre o maio roxo, mês de conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais. Em ambos os dias, haverá palestras às 10h e 15h, através da plataforma Teams, destinadas aos acadêmicos e colaboradores do Hospital Escola.

As palestras têm como objetivo apresentar mais informações sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), compreender a importância do diagnóstico dessas patologias e abordar como é realizado o tratamento. Os palestrantes das quatro aulas serão os médicos Elza Cristina Miranda da Cunha Bueno, Gustavo Gonzales Real, Daniela Nogueira Zambrano e Maria Augusta Britto Lang de Carli.

DII

A Doença Inflamatória intestinal (DII) é uma doença crônica que pode acometer indivíduos de todas as idades tendo um pico em adultos jovens e após outro pico em idosos. O diagnóstico muitas vezes é desafiador, e torna-se muito importante que seja precoce para que esta patologia seja rapidamente reconhecida e o tratamento seja planejado. Maio Roxo é o mês que a especialidade de gastroenterologia faz campanhas para conhecimento, esclarecimento e conscientização da importância das DIIs.

O World IBD Day – 19 de maio – é coordenado pela European Federation of Crohn´s and Ulcerative Colitis Associations (EFCCA) e envolve associações relacionadas as DIIs em mais de 50 países incluindo o Brasil. Ela foi criada em 2010 durante a Digestive Disease Week nos Estados Unidos. No Brasil é representado pela Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), criada em 1999.

O link de acesso será enviado pelo e-mail institucional.

Publicado em 19/05/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola.