UFPel participa de projeto de expansão do Pelotas Parque Tecnológico

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é parceira do projeto HUB de Inovação em Saúde e Biotecnologia, um espaço voltado para pesquisa e empreendedorismo que busca expandir o Pelotas Parque Tecnológico e transformar os serviços de saúde no Estado. Além da UFPel, a Lifemed, o Apl da Saúde de Pelotas e Região, a Prefeitura Municipal de Pelotas e a Fundação Delfim Mendes da Silveira também estão à frente da proposta.

De acordo com o diretor técnico científico do Pelotas Parque Tecnológico, Edgar Mattarredona, o projeto teve início a partir da necessidade de projetar o crescimento do Parque e foi pensado a partir da convergência entre as universidades, a indústria, pesquisadores e parceiros do Pelotas Parque Tecnológico. As áreas escolhidas para o Hub foram de Saúde e Biotecnologia tendo em vista as suas potencialidades. “Por ser referência nacional nas áreas de Saúde e Biotecnologia, tendo universidades e indústrias, Pelotas tem um grande potencial de crescimento nestas áreas”, explicou.

Segundo Mattarredona, enquanto o grupo desenvolvia o projeto de expansão do Parque, a Financiadora de Estudos e Projeto (Finep) lançou um edital visando fomentar a criação de novos parques tecnológicos e a expansão dos existentes. “Desta forma, intensificamos nosso trabalho para contemplar diversas perspectivas exigidas pelo edital”, pontuou.

Ao todo, 30 projetos estão concorrendo no edital que prevê um investimento de R$ 14 milhões dividido ao longo de três anos. O Hub foi aprovado na primeira etapa do edital e aguarda a segunda fase que ocorrerá em junho e contará com uma defesa oral do projeto. Após a defesa, a Finep avaliará os projetos e publicará o resultado. O investimento total projetado é de quase R$ 20 milhões e contará com verba do Finep, se aprovado, e contrapartidas das empresas que fazem parte da proposição.

De acordo com o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da UFPel, Vinicius Campos, o Parque Tecnológico já é uma referência e a cidade tem uma área científica muito forte em termos de saúde e biotecnologia. “Temos experiência em gerar e transferir tecnologia e nossas startups precisam de um ambiente para se desenvolver. A criação deste espaço vai propiciar um ambiente para a inovação dessas áreas e consolidar o desenvolvimento da região não apenas como produtora de commodities, mas também de conhecimento”, afirmou.

A Fundação Delfim Mendes da Silveira (FDMS), que tem como missão principal apoiar os projetos da UFPel, se insere no projeto para administrar questões técnicas e financeiras. De acordo com o diretor-presidente da FDMS, César Bergoli, a Fundação já possui experiência com o gerenciamento de recursos da Finep a partir de outros editais. Em sua fala, Bergoli ainda destacou a importância do espaço para a formação dos estudantes da Universidade e para o desenvolvimento de novas startups.

Sobre o Hub de Inovação em Saúde e Biotecnologia

O projeto prevê a construção de uma sede ao lado da Lifemed, com quatro andares, que reunirá startups, laboratórios, aceleradoras e incubadoras, além de espaços de coworking e eventos. O projeto arquitetônico foi criado pela dDM+ Ateliê de Arquitetura.

Coordenado pelo Pelotas Parque Tecnológico, o projeto já foi aprovado na fase de habilitação do Edital Finep e segue agora para as fases seguintes onde concorre nacionalmente em busca de apoio financeiro. Entre os parceiros envolvidos no hub, estão ainda Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), HELPER, IFSUL, Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Sindicato das Empresas de Informática do RS (SEPRORGS), Stars Aceleradora, Ventiur Aceleradora, Contronic, Faculdade Senac, Sebrae, Rede SulBiotec, Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação de Pelotas, Coinpel, CIPEL, Embrapa, Associação Comercial de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Corede Sul, COPES, Hospital Escola da UFPel (HE-UFPel), APL da Saúde de Pelotas e Região e a Associação dos Municípios da Zona Sul (AZONASUL).

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico

O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela TECNOSUL – Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural. Possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa. Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas e 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multissetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.