Recepção marca o retorno presencial das aulas na Faculdade de Direito

Passados mais de dois anos das primeiras medidas de distanciamento social provocadas pela pandemia da Covid-19 adotadas pela Universidade Federal de Pelotas, em março de 2020, nesta segunda-feira (9) a Faculdade de Direito retomou as atividades presenciais, sendo o primeiro curso a retornar, dando início ao ano letivo 2022. A data foi marcada com uma recepção aos alunos e contou com a presença da administração central da Universidade.

Devido à diferença do calendário do curso, único que mantém um regime anual da UFPel, as atividades do Direito do ano letivo de 2021 foram finalizadas antes das demais graduações. Com autorização do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE), foi possível ofertar um calendário diferenciado para o curso, que terá início alguns meses antes do restante da Universidade. Como a volta presencial já estava determinada para o novo ano acadêmico, também essa antecipação foi estendida à unidade. Todo o processo de construção do calendário contou com a participação, além da FD e da gestão da UFPel, dos estudantes da unidade, que compuseram as rodas de diálogo que culminaram na decisão tomada.

Recepção

Para organizar a recepção, foi formada uma comissão integrada por servidores da FD e por integrantes do Centro Acadêmico Ferreira Viana (CAFV). A recepção ocorre nos dois turnos de atividades acadêmicas do curso de Direito, ou seja, na manhã e na noite na praça Conselheiro Maciel, em frente ao centenário prédio da Faculdade de Direito. No turno da manhã, foram oferecidos café e bergamotas aos que chegavam para suas atividades.

Os estudantes também foram recepcionados pela Administração Central da UFPel. Estiveram presentes a reitora Isabela Andrade, a vice-reitora Ursula Rosa da Silva, a pró-reitora de Ensino, Fátima Cóssio, a pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Rosane Brandão, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento e reitor eleito, Paulo Ferreira Júnior.

Além de participarem do evento, realizado na parte exterior da Faculdade, o grupo passou nas salas de aula para dar as boas-vindas aos estudantes. “Todos estávamos com grandes expectativas para esse momento”, disse a vice-reitora. Para Ursula, o pioneirismo da Faculdade de Direito dará um parâmetro para o retorno de toda a Universidade em agosto. “Precisamos celebrar esse momento, um marco”, afirmou.

Publicado em 09/05/2022, na categoria Notícias.