Início do conteúdo

Comite Covid-19 UFPel alerta para retorno de alta transmissibilidade em Pelotas

O Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia da Covid-19 da UFPel emitiu, nesta quinta-feira (5), nova nota técnica, na qual alerta para um retorno de um quadro de alta transmissibilidade do coronavírus em Pelotas.

Essa piora, segundo o grupo, ocorre após um período de uma taxa de transmissão mais baixa. Isso ocorre devido ao abandono de medidas de prevenção, especialmente do uso de máscaras em ambientes fechados. O comitê ainda destaca que há muitos pelotenses com a dose de reforço atrasada, o que prejudica a situação do contágio.

Uma das observações feitas pelo grupo é que há um crescimento nas internações, em patamares que não eram observados desde março. Outro dado levantado pelo comitê é o de mortalidade por Covid-19, que, nas taxas atuais, é maior que de doenças com alta fator de mortalidade, como cânceres de pulmão e mama.

Por isso, o Comitê Covid-19 UFPel ainda incentiva o uso de máscaras de boa qualidade, cobrindo boca e nariz, e a busca por uma maior adesão à imunização por meio de vacina, especialmente em populações vulneráveis ou que estejam com doses em atraso.

Mais informações podem ser encontradas no texto completo da nota técnica, a seguir: Nota-técnica_05.05.22

Publicado em 06/05/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comitê Covid-19, coronavirus, Covid-19.