HE UFPel cria Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) criou o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), sendo ele uma instância consultiva, de natureza técnico-científica permanente, diretamente ligada à Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP). Ele é integrante da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (REBRATS), cujo objetivo é promover e difundir a ATS no Brasil.

O NATS do HE UFPel tem como missão fundamental assessorar, técnica e cientificamente, a gestão do hospital nos processos que envolvem avaliações, incorporações, desincorporações e substituições de tecnologias em saúde, com base nas melhores evidências científicas disponíveis, considerando as medidas de impacto documentadas e sua aplicabilidade no contexto institucional.

Dentre elas integrar dados de eficácia, efetividade, segurança, custo, custo-efetividade e aplicabilidade no contexto institucional, nos processos de avaliação de tecnologias em saúde, realizar a elaboração de pareceres técnico-científicos relativos aos processos de incorporação de novas tecnologias em saúde e às solicitações de aquisição ou contratação temporária de tecnologias em saúde não padronizadas na instituição, divulgar e promover cursos e eventos referentes à ATS e à Prática em Saúde Baseada em Evidências para profissionais de saúde, alunos da graduação e pós-graduação do hospital e incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa que versem sobre ATS no âmbito do Hospital, incluindo parcerias com os diversos cursos de graduação e pós-graduação (na área da saúde e outras) da UFPel.

As unidades ou setores do hospital podem solicitar a avaliação do núcleo sobre uma tecnologia de interesse. Para isso, é necessário preencher o Formulário de Solicitação de Avaliação de Tecnologia em Saúde e enviar, via processo SEI, para NATS/HE UFPel. Após a avaliação, o NATS emitirá o Parecer Técnico Científico (PTC) sobre a tecnologia sugerida.

O formulário de solicitação pode ser acessado neste link.

Publicado em 02/05/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola.