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Gerência de Ensino e Pesquisa promove ações do Programa de Aceleração do Ensino (PAE)

Nesta quinta-feira (27), o Setor de Gestão do Ensino da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Escola (HE), em conjunto com a Coordenação de Saúde e Educação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), reuniram-se com professores da UFPel. Esse encontro faz parte das ações do Programa de Aceleração do Ensino (PAE), que está dentro do Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE) do hospital, no qual se busca realizar uma maior aproximação com a universidade, bem como fomentar projetos de extensão de diversos cursos de graduação para a comunidade.

Durante toda a manhã discutiu-se, em conjunto com o coordenador de Saúde e Educação da PREC, Gustavo Dias Ferreira, a importância de integrar e de ser campo de atuação para diferentes cursos, universalizando o conhecimento e o ensino. Nesta oportunidade, foram identificadas possibilidades de desenvolvimento de projetos de extensão dentro do Hospital Escola.

Stephanie Santana, professora do curso de Educação Física da UFPel, é idealizadora do Projeto ERICA (projeto de extensão com exercícios físicos presenciais para sobreviventes do câncer de mama), com quem foi discutida a importância e a necessidade de trazer projetos como esse para os pacientes.

Da mesma forma, o professor Lui Nörnberg trouxe sua experiência em estudos focados em Pedagogia Hospitalar. Seu grupo de Ensino e Pesquisa estuda, desde 2017, ferramentas e projetos que podem ser aplicados em ambientes hospitalares, como a Classe Hospitalar. Esse programa proporciona aos pacientes pediátricos e adolescentes a continuação da educação formal durante o tempo da internação. “Um ganho inegável aos pacientes. Se o paciente tem a oportunidade de continuar a estudar durante o tempo da internação, a volta dele ao ambiente escolar é muito mais fácil e tranquila. Essa criança não se sente perdida”, explica Lui.

Adriana Guedes Coutinho, pedagoga do Hospital Escola e especialista em pedagogia hospitalar, reforçou o quão importante é esse tipo de ação e aproximação junto à universidade, visto que essas experiências e estudos acadêmicos garantem uma oferta qualificada de educação formal para estas crianças e adolescentes em internação hospitalar.

A manhã encerrou-se com o professor Cristhian Moreira Brum, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel. Cristhian tem longa experiência na área de arquitetura hospitalar e hoje lidera o Grupo de Pesquisa Arquitetura, Urbanidade e Cidadania na Saúde (AUCS/FAURB/UFPel). Dentro das atuações do AUCS está o projeto de extensão LabCom Hospitalar, que propicia oficinas para projetos em espaços de saúde. Nesta ocasião, foi relatada a necessidade de aprimorar os espaços humanizados do HE UFPel, um trabalho que vem sendo estudado dentro do Grupo de Trabalho de Humanização, na ocasião representado pela relações públicas, Mariana Duarte.

A chefe do Setor de Gestão do Ensino, Gabriela Klein Couto, coordenou as reuniões e ressaltou a importância dessa maior aproximação entre o HE e a UFPel. “Nossa universidade é muito rica, temos projetos excelentes acontecendo e queremos muito que o HE seja campo para o desenvolvimento destes projetos também. Tenho certeza que essa aproximação e a execução destas ações serão de extrema importância para a nossa comunidade hospitalar e para o fortalecimento do ensino”, destacou ela.