Gerência de Ensino e Pesquisa do HE planeja projetos na área de inteligência artificial

Na última semana ocorreu uma reunião acerca de projetos na área de inteligência artificial no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), sob coordenação do gerente de Ensino e Pesquisa, Tiago Veiras Collares, e do chefe da Unidade de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde, Leandro Farias Rodrigues. Também participaram da reunião o chefe do Setor de Engenharia Clínica do HE, Cleiton Garcia, o professor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel, Marilton de Aguiar, o professor da Faculdade de Medicina, Daniel de Araújo e o terapeuta ocupacional do HE, William Sueiro.

O objetivo é uma maior aproximação do HE UFPel junto ao programa de pós-graduação em Ciência da Computação da universidade. A proposta é que sejam realizadas reuniões sistemáticas e discussões de projetos neste grupo, tendo a perspectiva de agregar colaboradores da instituição e docentes da universidade que tenham afinidade com a temática. Além de alavancar a inovação e incorporação de novas tecnologias em saúde no HE UFPel e idealizar a criação de um Laboratório de Inovações Tecnológicas em Saúde dentro do hospital.

Segundo Collares, as iniciativas de aproximar a academia do cotidiano do hospital da UFPel tem surtido efeitos positivos. “Aproximar áreas interdisciplinares e de fronteira do conhecimento para aplicação em saúde passa a ser uma realidade a cada dia. Os estudos em inteligência artificial têm demonstrado significativos suportes nos diagnósticos e prognósticos de doenças, tratamentos, exames, bem como no registro de dados de pacientes ao redor do mundo. O número de startups na área de saúde está em plena expansão, trazendo oportunidades a acadêmicos da área da saúde em participar do desenvolvimento de novos processos, fluxos e soluções”, destacou ele.

Como hospital universitário e 100% SUS, o HE tem papel fundamental em ofertar à população os avanços científicos que estão em desenvolvimento na academia. “Os novos passos são estabelecer e consolidar grupos de pesquisas em inteligência artificial e inovação em saúde junto ao hospital. Já identificamos iniciativas dentro do HE e estamos incentivando nossa comunidade do hospital e da universidade a se agregarem neste movimento”, finalizou Collares.