Visita discute instalações temporárias para o Ambulatório Central da Famed

Na manhã de segunda-feira (25), a equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento esteve reunida com a direção da Faculdade de Medicina e a gestão do Hospital Escola para realizar um levantamento das necessidades do Ambulatório Central da Famed, que atualmente se localiza no prédio conhecido como “Paliteiro”. A ideia do encontro foi para pensar o espaço que abrigará as atividades que ali se realizam durante a construção do novo Hospital Escola da UFPel.

Para tanto, a coordenadora de Desenvolvimento do Plano Diretor, Cintia Essinger, e a arquiteta Daniela Goularte, que trabalham nessa demanda, estiveram no Ambulatório Central para conhecer melhor os espaços e seus usos. O levantamento realizado permitirá o lançamento destes espaços em um novo local para que o prédio atual possa ser demolido e dar lugar ao novo bloco do HE.

A ideia da pró-reitoria é que uma estrutura temporária seja instalada em construções já existentes; uma das possibilidades aventadas, para a qual será realizado um primeiro lançamento e estudo, é o prédio do Almoxarifado do HE, situado no complexo da Laneira.

A diretora da Faculdade de Medicina, Julieta Fripp, reforçou, ao recepcionar as equipes, que o Ambulatório Central é de vital importância para as atividades da unidade, pois é ao mesmo tempo um espaço de práticas para a formação em Saúde e um espaço de assistência à comunidade. A superintendência do Hospital Escola destacou, então, que a demolição do prédio atual, primeiro passo para a construção do novo prédio da casa de saúde, só ocorrerá quando houver um espaço concluído destinado às atividades de ensino e assistência hoje desenvolvidos no Paliteiro.

Durante o encontro, ficou claro o consenso de que o novo local, apesar de temporário, deva oferecer condições adequadas para o atendimento dos pacientes e a formação dos estudantes de graduação e de Residência, que atuam no local por 12 horas ininterruptas de segunda a sexta-feira.