UFPel realiza campanha de conscientização sobre empatia e respeito à fila e assentos preferenciais

Mesmo com as leis em vigor que garantem a preferência de assentos nos ônibus e atendimento prioritário nos estabelecimentos para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e autistas, nem sempre essa garantia é respeitada.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019 havia mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil.

Com isso, buscando estimular que a população exercite a empatia e conscientizar sobre a necessidade de respeitar a fila e os assentos preferenciais, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e do Núcleo de Transporte (NuTrans), setores vinculados ao Gabinete da Reitoria, realizam a campanha “A mudança está em você!”.

Rodrigo Vital, terapeuta ocupacional da UFPel e integrante do Núcleo de Gênero e Diversidade e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade, comenta sobre a importância do tema: “Essa campanha vai promover uma ação educativa de toda a comunidade da UFPel, principalmente dos estudantes”.

O profissional destaca a necessidade de uma ação permanente da Universidade em conjunto com a Prefeitura, para que os direitos das pessoas com deficiência ou autismo sejam promovidos em todo o município e não só na UFPel.

Para Gustavo Klug, 24 anos, estudante de Administração e usuário dos serviços de Transporte de Apoio, a mudança pode acontecer a partir de uma campanha de conscientização intensa.

A campanha será divulgada através da publicação nas redes sociais da universidade, veiculação de spots na rádio Federal, da colocação de cartazes nas paradas do transporte e nos ônibus de apoio.

Publicado em 25/04/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Acessibilidade e Inclusão, NAI, Núcleo de Transportes, Nutrans.