Atletas do projeto “Vem ser rugby” disputam Jogos Sul-Americanos da Juventude

A cidade de Rosário, na Argentina, recebe entre os dias 28 de abril e 8 de maio a terceira edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude. A Universidade Federal de Pelotas estará representada na competição por meio de duas atletas do projeto de extensão “Vem ser rugby” convocadas para fazerem parte da seleção brasileira da modalidade.

Lavínia Vitória Jardim e Ketlyn Cristina da Luz farão parte do grupo que defenderá as cores brasileiras no rugby no sábado (30) e domingo (1º). Elas fazem parte do projeto de extensão desde o ano de 2017, quando começaram, de fato, os treinamentos com as estudantes.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura e coordenador do projeto, professor Eraldo Pinheiro, o sentimento é de sonho realizado. Ele conta que uma das metas do “Vem ser rugby” era proporcionar às participantes a chance de competir em torneios locais, nacionais e internacionais, objetivo atingido ainda no primeiro ciclo do projeto. Com essa participação nos jogos sul-americanos, segundo ele, não se realiza apenas o sonho da coordenação, mas de todas as meninas que participam.

Por mais mulheres no esporte

Mantido em parceria com a Prefeitura de Pelotas e com financiamento do programa Pró-Esporte, o projeto “Vem ser rugby” é voltado a alunas da rede municipal de ensino: desde 2016, quando iniciou o projeto, mais de 10 mil estudantes já tiveram contato com informações do rugby. Por meio de testes físicos, formou-se um banco de dados dos quais são selecionadas potenciais atletas para as atividades esportivas. Além da formação de atletas, a ação também busca trazer uma capacitação continuada de professores.

Segundo Pinheiro, a destinação exclusiva do “Vem ser rugby” para estudantes do sexo feminino tem o objetivo de aumentar a participação de meninas e mulheres na modalidade. “Mulheres enfrentam mais barreiras na carreira esportiva”, explica. Isso demonstra o motivo pelo qual a formação de treinadoras também é uma das metas do projeto.

O coordenador destaca que, apesar de ainda estar no primeiro ciclo, muitas conquistas já foram alcançadas pelo projeto: atletas convocadas pela seleção gaúcha já alcançaram duas vezes a terceira colocação no campeonato brasileiro e treze delas foram selecionadas pelo programa Bolsa Atleta.

A ideia é que tais oportunidades se estendam a mais estudantes pelotenses: novas vagas serão abertas no projeto e as seletivas já estão ocorrendo nas escolas municipais. As participantes terão acesso aos treinamentos, atividades físicas e consultas e exames com profissionais parceiros. As ações do “Vem ser rugby” são conduzidas por uma equipe multidisciplinar, que reúne integrantes dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Letras e Odontologia.

Publicado em 25/04/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Extensão, Extensão e Cultura, Vem Ser Rugby.