Ações em Saúde Mental para estudantes estão com inscrições abertas

O Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Nupadi/PRAE) está com inscrições abertas para quatro ações voltadas à saúde mental dos estudantes. São elas: “Grupo Vivências Acadêmicas”, “Aflorando Empatia – Grupo de Prática de Comunicação Não Violenta”, “Grupo Escrita Terapêutica” e “Grupo terapêutico Sororidade – Reflexões e diálogos sobre maternidade”. Veja abaixo detalhes de cada uma das iniciativas e como participar.

“Grupo Vivências Acadêmicas”
Grupo terapêutico direcionado a estudantes da UFPel que tenham interesse em dialogar sobre os desafios do mundo acadêmico. Será um espaço seguro e sigiloso para trocar vivências e experiências de dentro da faculdade e também de fora dela.
Quando? Nas quartas-feiras, às 11h
Onde? Sala 211, Campus 2 (Rua Almirante Barroso, 1.202)
Como? Encontros presenciais, de 1h de duração, até o final do semestre.
Início: 20/04/22
Inscrições: https://forms.gle/ptYEMvGStnrfePjr5
Vagas limitadas.
A facilitação será feita por estagiária/os de Psicologia e Processos de Promoção e Prevenção em Saúde.

“Aflorando Empatia – Grupo de Prática de Comunicação Não Violenta”
O grupo irá aprender novas maneiras de: oferecer empatia a si mesmo e aos outros, traduzir julgamentos e culpa em sentimentos e necessidades, fazer pedidos ao invés de exigências, transformar conflitos em conexão, criar resultados mutuamente satisfatórios nas relações. Haverá encontros com dinâmicas, momentos de reflexão e de troca em um espaço para se construir amizades baseadas na CNV, adquirindo novas habilidades emocionais.
*A Comunicação Não Violenta é uma filosofia-prática sistematizada por Marshall Rosenberg que sugere alguns passos em direção à autonomia e integração emocional e relacional.
27/04 – Entendendo o que está por trás dos nossos sentimentos e palavras
11/05 – Transformando conflitos em oportunidades de melhorar as nossas relações
25/05 – Escutando com empatia a nós mesmos (as) e aos outros
08/06 – Evitando ruídos na comunicação
Quando? Nas quartas-feiras, das 17h às 18h45min
Onde? On-line, via Plataforma Google Meet
Como? Encontros quinzenais, de 01h45m de duração, até o final do semestre.
Início: 27/04/22
Inscrições: https://forms.gle/peuSFs9f3yU9Pkzq9

“Grupo Escrita Terapêutica”
O grupo é pensado para quem gostaria de ter mais consciência de suas emoções, compreender melhor seus sentimentos e trabalhar a maneira com a qual os expressa. A escrita terapêutica pode ser uma valiosa ferramenta para trabalhar essas e outras questões. Utilizando papel e caneta é possível revisitar acontecimentos e emoções para assim entender melhor os sentimentos e pensamentos ligados a eles, ajudando a compreender quem fomos, somos e podemos ser, respeitando e diminuindo o autojulgamento. E para isso não é preciso ter a escrita como hábito, só é necessário que o participante tenha vontade e curiosidade de passar por esse processo.
Quando? Nas terças-feiras, às 14h
Onde? Sala 211, Campus 2 (Rua Almirante Barroso, 1.202)
Como? Encontros presenciais, de 1h de duração, até o final do semestre.
Início: 19/04/22
Inscrições: https://forms.gle/gjwEWEao7SiV5gv87
Vagas limitadas.

“Grupo terapêutico Sororidade – Reflexões e diálogos sobre maternidade”
Sororidade diz respeito a um comportamento de não julgar, respeitar as reivindicações de outra mulher, envolve empatia e compreender as diferentes vivências femininas. O objetivo do grupo é promover momentos de reflexão sobre o tema maternidade, em um ambiente seguro e acolhedor.
Quando? Nas quartas-feiras, às 17h
Onde? On-line, via Plataforma Google Meet
Como? Encontros quinzenais, de 1h de duração, até o final do semestre.
Início: 20/04/22
Inscrições: https://forms.gle/dzt9fnsTVnoNeYse8