Consun retoma reuniões presenciais com aprovação de novos cursos de pós-graduação

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Pelotas (Consun/UFPel) voltou às reuniões presenciais na manhã desta terça-feira (12). O encontro, realizado no Salão Nobre da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, no Campus Capão do Leão, teve, dentre as pautas, a criação de novos cursos de pós-graduação.

Foram aprovados três programas de Residência Médica: Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica, Cirurgia Oncológica e Neonatal, além do Programa de Biodiversidade Animal, oriundo da fusão dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Animal e Entomologia.

O Consun também aprovou a prorrogação do projeto institucional para executar recursos do TED 33-2019 do Ministério do Desenvolvimento Regional, para atender as metas explicitadas no projeto “Inventário e Diagnóstico do Distrito de Irrigação do Chasqueiro (DIC)”, a se desenvolver no Distrito de Irrigação do Chasqueiro, em Arroio Grande, estrutura de responsabilidade técnica e administrativa da Agência da Lagoa Mirim (ALM/UFPel).

Ainda foi aprovado o cronograma de reuniões ordinárias do Consun em 2022, que, além da data de 12 de abril, inclui 28 de junho, 30 de agosto e 29 de novembro – sempre terças-feiras, das 9h às 12h. Estão previstas também reuniões extraordinárias nas datas prováveis de 17 de maio e 18 de outubro.

Outro ponto de pauta aprovado diz respeito à liberação de visitas na Casa do Estudante Universitário (CEU), tema que passou por apreciação anterior do Comitê Covid-19 da UFPel, com parecer favorável. Agora, visitas serão permitidas desde que cumpram os requisitos necessários. É obrigatório uso de máscara. Para acesso aos apartamentos, fica obrigada a ventilação cruzada, com abertura das janelas. A permanência é limitada a no máximo três pessoas na sala do apartamento, contando os moradores e considerando o distanciamento mínimo de 1,5m entre cada um. A pessoa visitante ficará restrita à sala do apartamento, pelo tempo máximo de duas horas, devendo se retirar após esse período.

As visitas aos apartamentos ficam restritas aos horários das 8h às 11h, das 13h30min às 17h30min e das 19h às 21h. Só será permitido o recebimento de visitas dentro do apartamento mediante comum acordo dos moradores. Nas áreas comuns da CEU fica permitido o acesso à pessoa visitante das 8h às 21h, desde que igualmente mantida distância de 1,5m entre cada pessoa e uso constante de máscara.

Para permanência na sala de convivência o limite é de dez pessoas, com o mesmo espaço de distanciamento entre cada um, uso de máscara e ventilação cruzada. Não serão permitidos visitantes na sala de informática e sala de estudos.

Avaliação de docentes e TAE’s
Os conselheiros e conselheiras também debruçaram-se sobre a resolução que regulamenta o processo de avaliação de desempenho dos servidores docentes em estágio probatório na UFPel. A respeito desse tema, decidiu-se criar uma comissão do Consun que, junto à Comissão Própria de Avaliação (CPA), deverá analisar o documento, especialmente sua redação, para que seja apreciado na próxima reunião ordinária.

Da mesma forma, o Conselho debateu acerca da resolução que regulamenta o Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE’s) da UFPel. Como encaminhamento, foi definida a atualização da portaria de 2009, que atualmente trata do estágio probatório dos TAE’s e se encontra em desacordo com a norma vigente, de forma a cumprir os requisitos legais; instituir uma comissão para construir uma resolução específica para estágio probatório e que se retome as discussões sobre os requisitos para a avaliação de desempenho a partir da proposta existente.

Retorno das reuniões presenciais
Na acolhida, a reitora Isabela Andrade falou sobre a satisfação e a honra de encontrar os cerca de 50 conselheiros, conselheiras e demais participantes convidados. “Estamos felizes por estar com vocês hoje e retomar nossas atividades presenciais aos poucos, com toda a segurança”, disse. Na ocasião, também foram dadas as boas-vindas aos novos integrantes do Consun: representando coordenação de colegiados de cursos de graduação – área de Ciências da Vida, José Ricardo Kreutz e Camilla Oleiro da Costa; e coordenação de colegiados de cursos de pós-graduação, Giana da Silveira Lima e Elessandra da Rosa Zavareze.