Equipamento de observação volta a funcionar

A RSPE, equipamento instalado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e que faz parte da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC), voltou a funcionar depois de sofrer uma avaria na segunda quinzena de março, após quase dez anos de funcionamento ininterrupto. Em um esforço conjunto da direção da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel), Núcleo de Transporte (Nutrans/UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e IBGE, a RSPE passou a disponibilizar novamente informações para a comunidade local.

A RSPE é uma estação geodésica, equipamento que fica continuamente ligado e observa variáveis. Nesse caso particular, trata-se de um receptor GNSS (GPS) do tipo estação de referência que faz o rastreio contínuo a satélites artificiais, assim como dados de temperatura, pressão, dentre outros, tal como uma estação meteorológica, mas voltada ao posicionamento e à cartografia e mapeamento nacionais.

O equipamento disponibiliza correções diferenciais para usuários de sistemas de navegação por satélites, como o GPS e o GALILEO. De maneira simples, explica o professor Rogers Pereira, as correções diferenciais estão associadas a diversos elementos: todo ponto do globo está se movendo por diversas razões – a de mais fácil compreensão é o tectonismo das placas. Assim, o equipamento fica ligado continuamente para “perceber” esses deslocamentos e suas causas. Os dados são utilizados para cadastro, agricultura e pesquisa.

Manutenção e acesso
Para que a comunidade não ficasse prejudicada, o professor e engenheiro eletrônico Eno Darci Saatkamp (UFSM/RS) comprometeu-se com o conserto do equipamento. A partir daí, houve uma mobilização para preparação, transporte e organização do sistema até Santa Maria/RS, onde foi realizada a manutenção nesta quarta-feira (06).

A RSPE foi acessada mais de 28 mil vezes em 2020 e é um dos projetos de extensão mais abrangentes e ativos da UFPel, fazendo parte, inclusive, da Rede Uruguaia. Os dados são disponibilizados por diversos protocolos, via portal de geociências do IBGE.

O equipamento está instalado sobre o prédio do Instituto de Física e Matemática (IFM), no Campus Capão do Leão.