UFPel promove live sobre seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI)

Um dos documentos norteadores das práticas acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) será debatido nesta sexta-feira (08), às 14h30min. A live “PPI UFPel: um olhar para o futuro” abordará o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), sua natureza, características, processo de construção, perspectivas e formas de participação da comunidade. A live pode ser acompanhada no canal da UFPel no YouTube e também na página da Universidade no Facebook.

A live contará com a participação da vice-reitora, Ursula Rosa da Silva, e da assessora do gabinete e membro do Comitê eleito para o ciclo de discussões do PPI, Silvana Orlandi.

A vice-reitora destaca que esse é um momento histórico para a UFPel, que tem a oportunidade de escutar a comunidade sobre o entendimento de Universidade e seus caminhos. Isso porque, enquanto instituição pública que prepara profissionais, lida com questões relacionadas a assuntos como humanização, relações com o meio ambiente, sustentabilidade, internacionalização, economia solidária e tantas outras temáticas caras para a sociedade que precisam ser consideradas no projeto de futuro. “Estamos em um cenário nacional de repensar a educação pública”, disse.

A construção do PPI deverá contar tanto com o público da comunidade interna – incluindo novas pessoas, que não integravam a UFPel na época da última atualização do documento, há quase 20 anos -, e da comunidade externa, que deverá indicar como a Universidade pode se inserir cada vez mais no contexto social. Para a vice-reitora, a UFPel está num universo de colaboração com o desenvolvimento da região, seja com a formação de profissionais, seja com ações de extensão ou resultados de pesquisas que impactam na vida das pessoas. “A educação é um investimento público. Queremos ser provocados sobre como podemos trazer ainda mais retorno desse investimento da sociedade”, pontuou.

O que é?
O PPI é um instrumento político, filosófico e teórico-metodológico que norteia as práticas acadêmicas das Instituições de Ensino Superior (IES), levando em conta sua trajetória histórica, inserção regional, vocação, missão, visão e objetivos gerais e específicos. Assim, busca atender às diferentes necessidades da comunidade acadêmica, às demandas da sociedade e às peculiaridades regionais num contexto global.

O PPI vigente na UFPel foi elaborado em 1991 e atualizado em 2003, sendo evidente, portanto, a necessidade da sua atualização.

Trata-se de um dos documentos balizadores da Universidade, que tem como base o Regimento Geral da UFPel e o Estatuto da Fundação, onde são afirmados o caráter público da instituição e constam os aspectos gerais e comuns da estrutura e funcionamento dos órgãos, serviços e atividades da Universidade. A atuação da Universidade também se refere em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), recentemente atualizado, e no PPI.

Saiba mais sobre o processo aqui ou acesse a página do PPI.