Centro de Artes promove Seminário em convênio com a Bath Spa University

O Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebe, na próxima quarta-feira (13), às 09h, o Seminário “Trees of Hope – Músicas e danças das mbiras do Zimbábue”, ministrado pelos artistas e professores Kennedy Chinyere e Denise Rowe. O Seminário ocorrerá na plataforma Zoom e também será transmitido ao vivo no Auditório 2 do Centro de Artes. Para participar, os interessados devem se inscrever por meio de formulário.

Os participantes serão introduzidos ao mundo da Mbira do Zimbábue. Trata-se de um instrumento cerimonial tocado por centenas de gerações para conectar as pessoas umas às outras, à Terra e aos espíritos de ancestrais. “Nesta sessão, abriremos um espaço cerimonial em que exploraremos as danças, músicas e ritmos associados à mbira, em uma rica e colaborativa paisagem musical criada pela mbira, guitarra e percussão”, adiantam os artistas.

A atividade é parte das ações do convênio da UFPel com a Bath Spa University e é uma realização do Núcleo de Música Popular (NUMP), coordenado pelo professor Leandro Maia, e do Laboratório de Etnomusicologia (LabEt), coordenado pelo professor Felipe Merker Castellani e pelo diretor de produção Eduardo Silveira, com apoio da Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec).