UFPel e Apajad reafirmam protocolo de intenções

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência (Apajad) reafirmaram protocolo de intenções com o objetivo de estabelecer bases de cooperação recíproca para a realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão de mútuo interesse, pelo prazo de dois anos. O ato simbólico ocorreu na última sexta-feira (1).

O acordo foi pensando a partir de uma visita da Reitoria ao novo espaço da Associação ocorrida em novembro de 2021. Para a reitora Isabela Andrade, a parceria está alinhada com os princípios defendidos pelo Universidade. “É uma satisfação selar a continuidade desta parceria que está diretamente ligada à temática da acessibilidade e inclusão, que é um dos pontos de destaque no nosso programa de gestão”, explicou.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, a parceria fortalece a aproximação da Universidade com a comunidade e a formação dos estudantes. “Conseguiremos auxiliar no atendimento e formação das pessoas que fazem parte da Associação e ao mesmo tempo formar os nossos estudantes em ambientes que, durante a sua prática acadêmica, talvez eles não tenham a oportunidade de estar”, disse.

Apajad

Fundada em 14 de setembro de 2014 a Apajad conseguiu uma sede alugada em 2020. Antes disso, as atividades eram realizadas na Bibliotheca Pública Pelotense e na UFPel. A entidade atende 23 pessoas e suas famílias.

A Associação se mantém a partir de doações, contribuição mensal dos pais, além de diversas ações como a venda de galeto e mocotó e de um brechó que foi montado na sede.

Publicado em 04/04/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Apajad, Extensão, Extensão e Cultura.