Projeto PelotasMUN é premiado em concurso da ONU

O projeto de extensão PelotasMUN, do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas, foi premiado pelo Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACMUR) a partir de sua  participação no  Refugee Challenge (Desafio dos Refugiados, em livre tradução) no ano de 2021. A cerimônia de premiação ocorreu na última sexta-feira (1º), em transmissão online. Na ocasião, o PelotasMUN foi agraciado na categoria Comunicação com o prêmio de Melhor Vídeo. O projeto pelotense foi um dos dois únicos brasleiros premiados.

O coordenador do projeto, William Freitas, destaca ser uma grande satisfação receber a notícia. “A conquista ajuda a projetar o curso, a universidade e o próprio PelotasMUN”. Além disso, o docente ressalta o empenho de todos os participantes, mesmo durante a pandemia: “A pandemia trouxe desafios para manter a motivação dos alunos, mas conseguimos permanecer ativos, resultando nessa premiação”.

Já o estudante de Relações Internacionais, Gustavo Ferreira, que atua como secretário administrativo do projeto e que ingressou na universidade durante a pandemia, destaca que esta foi a sua melhor experiência dentro do curso. “Esse prêmio é um esforço do nosso trabalho”, comenta.

Simulação das Nações Unidas

O Pelotas Model United Nations (Pelotas MUN) é um projeto realizado anualmente há oito anos pelos alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas. O projeto tem o intuito de simular os comitês da Organização das Nações Unidas (ONU), trazendo tópicos emergentes da agenda mundial para discussão entre seus participantes, além de difundir conhecimento sobre o próprio funcionamento do sistema da ONU, evidenciando debates sobre problemas internacionais contemporâneos.

Ele traz uma forma de imersão na área diplomática, na qual cada participante representa um delegado de um país dentro dos comitês da ONU ou também como representantes de jornais internacionais, noticiando os acontecimentos.

Em 2021, o PelotasMUN engajou-se no Refugee Challenge, pautando o apoio à inclusão social de refugiados como o tema norteador do debate. O evento foi realizado de modo online nos dias 23 e 24 de outubro.

Publicado em 04/04/2022, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags PelotasMUN, Relações Internacionais.