Reitora da UFPel recebe lideranças da empresa CMPC Brasil

A reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade, recebeu, na última sexta-feira (25), uma delegação de lideranças da empresa CMPC Brasil, que atua no setor de celulose. A intenção do grupo era de estreitar laços entre a organização e o setor acadêmico da região.

Estiveram presentes o diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC, Augusto Robert, a gerente de Sustentabilidade, Maurem Alves, e o consultor de Relacionamento Institucional, Daniel Andriotti. Juntamente com Isabela, representando a Universidade, participou o assessor do Gabinete da Reitoria Marco Romeu Fernandes.

De acordo com Robert, o movimento de encontro com as universidades que a CMPC está realizando foge ao que muitas organizações acabam fazendo, que é o de se afastar do setor acadêmico. No entanto, a ideia é o oposto: “Queremos nos aproximar de projetos, pesquisadores e estudantes”, aponta o diretor.

A reitora afirmou que foi um prazer encontrar o grupo, de forma a estreitar laços com a empresa. Isabela destacou que há muitas perspectivas em um encontro entre a empresa e a universidade, buscando aproveitar as potencialidades do encontro entre as duas áreas.

Além das intersecções mais óbvias tratadas na reunião, como potenciais parcerias com cursos e programas de pós-graduação na área de Engenharias, como Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia de Produção e Engenharia de Materiais, a gerente de Sustentabilidade lembrou de que também é possível pensar em colaborações com cursos da área ambiental e das Ciências Humanas e Sociais, devido ao trabalho social conduzido nas contrapartidas propostas pela CMPC.

O encontro deixou as portas abertas para novos diálogos entre a UFPel e a CMPC, responsável pela maior planta industrial do Rio Grande do Sul, localizada em Guaíba. Novos contatos poderão culminar em um protocolo de intenções, no qual as instituições colocariam no papel as possíveis parcerias.

Publicado em 28/03/2022, na categoria Notícias.