Início do conteúdo

Projeto de Extensão Doces Linhas – Bordadeiras do Museu do Doce retoma atividades presenciais

Na última quarta-feira (23), aconteceu o retorno das atividades presencias do Grupo Doces Linhas, projeto de extensão que tem sede no Museu do Doce, seguindo todos os protocolos definidos pela UFPel, elas se reencontraram na sala destinadas ao projeto na instituição a qual não entravam desde março de 2020, o reencontro foi uma festa que emocionou a todos que assistiram o momento.

O grupo de bordadeiras Doces Linhas teve início no ano de 2017, quando a professora aposentada da Faculdade de Educação (FaE), Maria Antonieta Dall’Igna, ofertou uma disciplina sobre bordado, no projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI). A disciplina intitulada ‘Bordaduras – a vida bordada’ transformou-se em um projeto de extensão, realizado no Museu do Doce, com coordenação das professoras Carla Gastaud e Noris Leal, e passou a chamar-se ‘Doces Linhas: Bordados no Museu do Doce’.

Esse projeto passou a reunir o grupo de mulheres que, uma vez por semana, se encontra para desenvolver seus trabalhos de bordado. Os laços de afeto formados no grupo ajudaram a enfrentar momentos de crise, como durante o período de isolamento imposto pela pandemia da Covid-19. Nessa fase, o grupo se fortaleceu, adaptando-se ao formato digital como forma de resistir às dificuldades do momento e de estabelecer novas formas de comunicação. Das mãos inquietas e habilidosas do grupo surgiram diversas ações entre elas as de solidariedade, criando atividades que ajudaram a confortar aqueles que enfrentaram, na linha de frente, os desafios da distância e da perda.

O grupo retorna agora a sua rotina de se reunirem nas tardes de quarta no Museu do Doce, agora sem o tradicional lanche da tarde, mas com muita alegria e disposição para a continuidade de suas atividades.