Acervo pictórico do Palácio Piratini chega para restauração na UFPel

Nesta quinta-feira (24), chegaram às instalações do Laboratório de Conservação de Pintura do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, 17 obras do Palácio Piratini para restauração. A iniciativa faz parte do acordo de cooperação técnico-científico, entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Universidade, dentro das comemorações do centenário do Palácio.

A coordenadora do projeto de extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pintura, Andréa Lacerda Bachettini, é a responsável pela restauração das obras que fazem parte da Ação: Palácio Piratini 100 anos – Restauração das pinturas de cavalete pertencentes ao acervo do Palácio Piratini. As obras foram entregues pela egressa do curso e atual restauradora responsável pelo Núcleo de Conservação e Memória do Palácio Piratini, Isis Fófano Gama juntamente com o coordenador de comunicação, Álvaro Bonadiman Águiar  e assessor do gabinete do governador, Matheus Gomes  e recebidas pelos alunos Ana Carolina Fernandes da Silva, Darlene Vilanova Sabaini, Letícia Quintana Lopes, Magda Villanova Nunes, Maria Hiasmin Barbosa Araújo, Marcio L. Fraga Damasceno, Marisa Cedrez Bittencourt, Nathânia Maria da Silva e Olga Cabral, participantes do projeto de extensão e pela restauradora da UFPel, Keli Scolari.

Fazem parte do projeto as pinturas, Céus de Bagé de Glauco Rodrigues, Interior de Igreja de Leopoldo Gotuzzo, Clareando o dia de Glauco Rodrigues, Casarão (Rio Ipanema) de Libindo Ferraz, Casa de Esquina de Wagami, S/ Título de Helios Seelinger, S/ Título de Autor não identificado, S/ Título de Guido Mondin, A espécie de Jatyr A. Loss, Igreja de São Miguel de Wagami, A Santa Ceia de Guido Mondin, Casa isolada de Libindo Ferraz, Paisagem Rio grandense de Libindo Ferraz, S/ Título de Helio Seelinger, S/ Título de Ângelo Guido, Jesus Cristo de Guido Mondin e Jangadas de Ângelo Guido.

A equipe é constituída pelos alunos do curso e a equipe técnica conta com a coordenação da Prof. Andréa Lacerda Bachettini, e os professores Annelise Costa Montone, Roberto Heiden e Thiago Sevilhano Puglieri e a Técnica restauradora Keli Cristina Scolari.