Projeto “Ecovivências em Saúde” promove visita a propriedade rural

O projeto “Ecovivências em Saúde” promove, entre os dias 8 e 10 de abril, um final de semana de vivências em uma propriedade rural. A atividade tem o objetivo de sensibilizar estudantes para agroecologia, consumo saudável e consciente, saúde do trabalhador rural e, convivendo interdisciplinarmente, refletir sobre o papel dos profissionais, da universidade e da ciência na proteção do meio-ambiente e da vida saudável para todos.

Com a vivência, de acordo com uma das coordenadoras do projeto, a professora Ângela Vitória, da Faculdade de Medicina (Famed) da UFPel, aspira-se provocar novas perguntas de pesquisa que dialoguem mais com os interesses dos produtores agroecológicos. A vivência envolverá acampamento, produção das refeições e atividades típicas da propriedade, como colheita de frutas, por exemplo, seguidas de debates teóricos sobre a temática da ecologia e saúde. O projeto é aberto para estudantes das áreas da Educação, Ciências Humanas, Agrárias e da Saúde.

A propriedade a ser visitada chama-se Vida na Terra e fica localizada na Coxilha dos Silveiras, no primeiro distrito do município de Canguçu (RS). O local se destaca por seu trabalho agroecológico, totalmente livre de venenos, contando com uma área agroflorestal reconhecida pelos órgãos ambientais.

As inscrições para participar da atividade se estendem até o dia 30 de março e podem ser realizadas por meio de um formulário online. No dia 1º de abril, às 14h, ocorrerá a seleção presencial dos participantes. As vagas são limitadas.

A vivência ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de abril, com saída às 15h da frente da Famed. O retorno se dará às 15 do dia 10.

Publicado em 23/03/2022, nas categorias Agenda, Notícias.