Debate entre reitoras discute a gestão das mulheres nas universidades

Em celebração ao mês da Mulher, o Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com apoio da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), promove a live e debate virtual “A gestão das mulheres nas universidades”. O evento, que contará com participação da reitora da UFPel, Isabela Andrade, ocorrerá nesta quarta-feira (16), às 18h, no canal do centro no Youtube.

A transmissão abordará os desafios das mulheres na gestão das universidades federais, diante de incertezas e cenários de dificuldades orçamentárias. A reitoras também irão debater os caminhos para que mais representantes do sexo feminino estejam na ciência, nas universidades e também em cargos políticos e de liderança.

Participam da live as reitoras Marcia Abrahão, da Universidade de Brasília (UnB); Sandra Goulart, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Lucia Pellanda, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. (UFCSPA); Claudia Marlieri, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Isabela Andrade, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Ana Beatriz Oliveira, da Universidade Federal De São Carlos (UFSCar); Joana Guimarães, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); e Denise Pires de Camargo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A mediação será realizada por Soraya Smaili, farmacêutica, professora titular da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), coordenadora-geral do centro e ex-reitora da própria Unifesp.

“Será um momento muito prazeroso e importante para o debate e reconhecimento do trabalho realizado por nossas reitoras nas universidades. Além disso, vamos falar sobre o protagonismo feminino nas lutas históricas por equidade de gênero e em defesa dos direitos das mulheres. Sabemos que hoje, por exemplo, mais de 50% dos estudantes na graduação e na pós-graduação são mulheres, mas elas ainda não estão distribuídas de forma igualitária em todas as áreas de conhecimento. Necessitamos de políticas públicas para estimular a presença das mulheres em posições de destaque em nossa sociedade”, comenta Soraya Smaili.

Publicado em 16/03/2022, na categoria Notícias.