Projeto “Ciência fora da caixa” seleciona novos participantes

Estão abertas, até o dia 25 de março, as inscrições para a seleção de novos participantes do projeto de extensão “Tirando a ciência da caixa preta: Divulgando o conhecimento na era digital”, popularmente conhecido como “Ciência fora da caixa”. O processo seletivo é voltado para estudantes de diversos cursos, que tenham como interesse a divulgação científica.

O projeto visa criar mecanismos de comunicação para a divulgação de conteúdos científicos que não são normalmente encontrados na grande mídia, especialmente sobre o pensamento e método científico e os processos acadêmicos e humanos por trás dos produtos da ciência.

“Somos conscientes de que a ciência, seus conceitos, métodos e produtos ficam geralmente longe do alcance da sociedade em geral, parecendo fechados dentro de uma caixa preta de difícil acesso”, explica o professor Sebastian Sendoya, que junto ao colega Cristiano Isenhard coordena o projeto de extensão.

Para atingir seus objetivos, as divulgações do projeto incluem, inicialmente, assuntos como o método científico, conceitos e métodos de ecologia e de outras áreas da biologia, assim como os projetos de pesquisa sendo desenvolvidos nos laboratórios da UFPel, temas que pretendem ser ampliados com o tempo.

Atualmente, a equipe busa construir seus canais de divulgação digital dentro das mídias sociais, que serão alimentados com produtos de divulgação cientifica em formato de vídeos, imagens e textos produzidos pela equipe.

O projeto se encontra em sua fase inicial e conta, atualmente, com alunos dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e programa de pós-graduação em Biologia Animal. No entanto, por seu caráter extensionista, a ideia é implementar iniciativas para atrair alunos para dar uma perspectiva multidisciplinar e integral das ações.

Dúvidas e mais informações podem ser solucionadas pelo e-mail cienciaforadacaixa2021@gmail.com.

As inscrições para a seleção podem ser feitas pelo link.