A alegria do reencontro

Por Isabela Andrade – reitora da UFPel

Os últimos dois anos foram muito desafiadores. Sofremos perdas, enfrentamos dificuldades, nos afastamos. Os corredores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), sempre tão cheios de vida, ficaram vazios. Muitos de nossos estudantes nunca tiveram aulas presenciais, não conhecem o Anglo, o Capão do Leão, não sabem onde fica a Cotada, nunca almoçaram no restaurante universitário. Apesar de tudo isso, e mesmo com a toda a distância, a Universidade não parou. Continuamos funcionando e produzindo conhecimento.

Em 2021, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) registrou o total de 1563 ações distribuídas entre projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Na área de inovação, a UFPel foi considerada a maior depositante de patentes do RS, foi credenciada como Unidade EMBRAPII, colocou no mercado seu primeiro produto criado a partir de uma pesquisa, e expandiu suas atividades de desenvolvimento regional e de internacionalização.

Colaboramos com o enfrentamento da pandemia tanto em nível local quanto nacional. O Hospital Escola (HE) inaugurou o Ambulatório Pós COVID, projeto construído em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, retomou serviços assistenciais de nível ambulatorial e registrou importante aumento no número de consultas e procedimentos ambulatoriais realizados.

Muitos esforços foram movidos pela Universidade para que se pudesse retomar as atividades presenciais mesmo sem que a pandemia estivesse controlada. Implantamos o Disque COVID-19 para atendimento à comunidade acadêmica e o serviço de vigilância interno acompanhou o cenário geral da pandemia na Instituição. Organizamos ofertas de disciplinas práticas em locais adequados, estabelecemos protocolos, sinalizamos espaços. Alguns casos específicos demandaram mais intervenções, como o Curso de Odontologia, que teve suas clínicas totalmente remodeladas para atender a novos regulamentos.

Apesar de tantas demandas urgentes, não nos esquecemos dos nossos ideais e investimos no cuidado com as pessoas, com a diversidade e com a democracia. Resgatamos a cerimônia de aposentados e os homenageamos com presentes da linha UFPel. Aprovamos a reserva de vagas para pessoas travestis e transexuais em todos os Programas de Pós-Graduação da Instituição. E, em uma iniciativa inédita na UFPel, a comunidade acadêmica escolheu, em votação democrática, como seria o novo calendário acadêmico.

Foi um ano intenso. Seguimos trabalhando, mas tudo estava diferente. Tivemos que nos adaptar. Tivemos que nos superar. Tivemos que descobrir novas formas de ensinar, novas formas de aprender. Temos certeza de que todas as pessoas deram o seu melhor, mas sabemos que muito se perdeu na ausência da proximidade física porque muito do que fazemos é construído e transformado pelo afeto, pelo contato olho no olho, algo impossível de se reproduzir pela tela de um computador.

Na semana passada retomamos as atividades administrativas presenciais e nesta segunda-feira uma parte do nosso corpo discente retorna às aulas práticas. Estamos felizes e com esperança de que este ano nos oportunize muitos reencontros. Desejamos que voltem os sorrisos e os abraços e ansiamos que, em breve, tenhamos nossa casa cheia novamente.

Publicado em 08/03/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags artigo, Gabinete da Reitora, Reitoria.