Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires é nova parceira internacional da UFPel

A Universidade Federal de Pelotas e a Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA) firmaram acordo de cooperação entre as duas instituições.

A assinatura consolida a parceria já estabelecida entre a unidade da universidade argentina e o programa de pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP) da UFPel, que tem mantido diversas atividades de intercâmbio acadêmico com a instituição.

As duas universidades já mantêm grupos de trabalho compartilhados, especialmente na área de Geografia. Recentemente, o professor Sidney Vieira realizou estágio como professor visitante, desenvolvendo projetos de pesquisa, como o “Alimentos sustentáveis em territórios sustentáveis”.

Também está em andamento a integração entre o Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais do Instituto de Ciências Humanas da UFPel e o grupo de estudos “Geografias Emergentes: políticas, conflito e alternativas socioespaciais” e o Grupo de Pesquisa sobre Turismo e Território do Instituto de Geografia da faculdade da UBA. O resultado desse intercâmbio pode ser observado na publicação de artigos em revistas acadêmicas, na publicação de capítulos de livros e na participação e organização de eventos científicos importantes na área no Brasil e no exterior.