Início do conteúdo

Ciclo de debates discute música, filosofia e educação

O grupo de pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxis), ligado à Faculdade de Educação da UFPel, promove, de 10 de março a 9 de junho, o ciclo de debates “Música, Filosofia e Educação: Café com Sensibilidade”. A atividade será composta por lives quinzenais.

A partir de leituras de filósofos consagrados, como Platão e Aristóteles, Espinosa, Rousseau e Schopenhauer e Nietzche, serão abordadas a dimensão da arte e do sensível e como tais aspectos podem despertar sentimentos, emoções e reflexão. Segundo as organizadoras, as professoras Letícia Correa e Lisandra Jardim, as intersecções entre música, filosofia e educação ainda são pouco pesquisadas, mas trazem um grande potencial na formação humana.

As lives terão a participação de um palestrante, com reconhecida qualificação na sua área de atuação, que enriquecerá o debate com os inscritos. Além disso, todas as transmissões contarão com a presença de um músico, que abrirá a atividade, e também participará das discussões.

A ação faz parte de um projeto de extensão da FaE, por isso, todas as atividades são abertas à comunidade. A participação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas até esta terça-feira (8). O link para as lives será encaminhado para os participantes por e-mail e mensagem em aplicativo.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eventocafecomsensibilidade@gmail.com.

Programação:

10 de março – A importância da música na formação ética, estética e sensível no humano

21 de março – A música, o sofrimento e o amor romântico

7 de abril – A música e a melancolia que traduz a alma

28 de abril – A música, a energia vital, a dança, a alegria e o carnaval

12 de maio – A música enquanto protesto e instrumento de luta, libertação e transformação social

26 de maio – A música e a infância

9 de junho – A música enquanto instrumento atemporal de lembrança, de sonho e de saudade