Hospital Escola implementa Programa de Iniciação Científica da Rede Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares lançou na última quinta-feira (4) seu Programa de Iniciação Científica (PIC), voltado a hospitais da rede. A parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) possibilitará o investimento de R$ 1,5 milhão para iniciação científica nas instituições vinculadas à estatal, entre elas o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel).

Para o diretor de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde da Ebserh, Giuseppe Cesare Gatto, a parceria entre a Ebserh e o CNPq visa contribuir para o desenvolvimento técnico-científico, para a formação profissional em pesquisa clínica multidisciplinar e para o desenvolvimento e inovação em temas relevantes relacionados à saúde. “As bolsas de iniciação científica têm importante papel na formação dos alunos de graduação, colocando-os em contato com a pesquisa visando proporcionar aprendizagem de técnicas e métodos científicos”, afirmou.

Trata-se do primeiro programa de concessão de bolsas de iniciação científica do HE UFPel. Conforme o Gerente de Ensino e Pesquisa, Tiago Veiras Collares, esta oportunidade se soma às ações que vêm sendo desenvolvidas para fortalecer nossos hospitais como instituições de ensino. “Hospitais que valorizam os processos de humanização em saúde se ancoram na ciência e no trabalho interdisciplinar”, destacou ele.

A importância da experiência em pesquisa durante a graduação foi destacada também pelo coordenador de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Eduardo Barbosa Coelho. “O contato com o método científico na graduação possibilita o desenvolvimento de um pensamento mais crítico e desperta no aluno a possibilidade futura de seguir na carreira acadêmica, fortalecendo os programas de pós-graduação”, ressaltou.

O PIC/Ebserh concederá bolsas com duração de 12 meses e com o valor determinado pela tabela de bolsas de IC do CNPq do ano de 2021, que corresponde, atualmente, a R$ 400,00 mensais por aluno. Ao final do programa, será realizado um evento de Iniciação Científica no Hospital Escola, para apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas selecionados pelo programa.

Serão ofertadas dez bolsas destinadas a acadêmicos regularmente matriculados em curso de graduação da Universidade Federal de Pelotas. As inscrições poderão ser feitas de 4 a 31 de março através deste link.

Publicado em 04/03/2022, na categoria Notícias.