Janeiro Branco do HE terá palestras e roda de conversa para trabalhadores

O mês de janeiro é dedicado a colocar os temas da saúde mental em evidência na sociedade, chamando a atenção dos indivíduos, das autoridades e das instituições sociais para tudo que diz respeito aos universos mentais, comportamentais e subjetivos dos seres humanos. É o chamado Janeiro Branco, e, no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), a ação será promovida pela Unidade de Saúde Mental através de palestras e roda de conversa voltadas aos trabalhadores.

“O trabalhador de saúde, por atuar em uma realidade complexa, está exposto a fatores estressores como sobrecarga de trabalho, relações interpessoais entre a equipe, esforço físico e mental e exigência de atenção contínua que evidenciam a necessidade para questões de autocuidado”, destaca a chefe da unidade, Carim Dummer.

O primeiro encontro será nesta sexta-feira (14), às 9h e às 16h, com o tema “Cuidados em saúde mental no trabalho assistencial”, com as psicólogas Daynah Giaretton e Doralúcia Gil da Silva e as assistentes sociais Tatiani Marchetto e Carim Dummer. O evento será transmitido pelo Teams e também ofertará 15 vagas presenciais em cada encontro, no auditório da Marcílio Dias, preenchidas por ordem de chegada.

No dia 21 de janeiro, às 16h, o psicólogo organizacional Jean Bertollo fará palestra sobre saúde mental. E no dia 28 de janeiro, às 16h, a psiquiatra Nicolle Gonçalves e a psicóloga Roberta Dutra palestram sobre Fatores de Proteção em Saúde Mental. Todas transmissões serão via Teams, através do link enviado pelo e-mail institucional.

Mais informações sobre a campanha a nível nacional em https://janeirobranco.com.br/.

Publicado em 13/01/2022, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Hospital Escola, Janeiro Branco.